quarta-feira, 15 de junho de 2011

Entrada : GB Modelissimo

Schucco - Opel Kadett GT/E - Walter Rohrl / Claes Billstam
Rally Safari 1976

Entrei no último Group By no forum die-cast.com.pt à loja alemã Modelissimo, para adquirir dois modelos para a minha colecção do mundial de rallys. O primeiro é este Opel Kadett GT/E da Schucco do rally safari que já tinha apresentado aqui no blog como possível aquisição, por troca pela primeira escolha que era o Troféu do rally de monte carlo, mas visto que este modelo se encontra muito atrasado pois foi anunciado à mais de um ano optei e bem por esta linda edição do rally safari. Digo linda pois adoro os extras colocados no rally safari para uma autêntica maratona africana.
Walter Rohrl não conseguia acabar o rally safari de 1976 devido a uma saída de pista, num rally ganho pelo Mitsubishi Colt Lancer de Joginder Singh.
O modelo da Schucco está fabuloso, e os extras colocados dão um ar diferente e espectacular ao modelo. A rede muito bem detalhada no pára-brisas é dos pontos fortes da miniatura. Em relação a falhas não encontrei nada de grave, apenas reparei que os faróis suplementares por cima do capot têm falta de umas protecções laterais. No geral um excelente trabalho e uma miniatura fabulosa.


HPI - Toyota Celica GT-Four - Mats Jonsson / Lars Backman
Rally da Suécia 1992


O segundo foi este toyota celica com que Mats Jonsson  venceu o rally da suécia de 1992, um rally despido de equipas oficiais, onde apenas a Subaru e a Nissan, na altura ainda, equipas de segundo escalão, participavam. Este toyota era semi-oficial mas assistido pela Toyota team Sweden, que alinhava com Jonsson e Markku Alen à partida, mas de facto o conhecimento do rally por parte do piloto sueco fez este brilhar e conseguir a sua primeira vitória no rally da sua terra.
Em relação ao modelo da HPI, quase nada à apontar a não ser utilizar a palavra, brilhante, os senhores da HPI fabricam moldes fabulosos e aliam a isso um excelente trabalho exterior, com muito detalhe nas jantes e na carroçaria. Mas como qualquer miniatura tem os seus pontos fracos, que são os interiores, nomeadamente o detalhe no tablier que é quase nulo, e também o "pontinho da praxe", que é o furo de colocação dos faróis, não se admite em miniaturas com esta qualidade e de elevado preço de bazar ainda fazerem este erro, pois para quem olha para a miniatura de frente com e sem aqueles pontos paracem carros diferentes. As entradas de ar no tejadilho, não existem, apenas se nota um relevo, onde deveria ter duas entradas, e também os piscas no pára-choques são em decalque. De resto um excelente trabalho da HPI, que a meu ver ainda tem melhorar o seu trabalho para aliar os seus fabulosos moldes a detalhes de encher o olho para poderem comercializar os seus modelos a mais de 50 euros em bazares.

domingo, 12 de junho de 2011

Entrada : Ixo's

Ford Focus WRC - Henning Solberg / Cato Menkerud
Rally da Noruega 2009


Ford Focus WRC de Henning Solberg de 2009, carro laranja típico do piloto norueguês e com uma decoração idêntica à de 2008. Este é o 2º piloto semi-oficial da Ford, ou seja da Stobart Racing e que participou no mundial de rallys na sua totalidade. No rally da noruega, rally em que o mais velho dos irmãos Solberg corria em casa, conseguiu um excelente andamento conseguindo um brilhante 4º lugar final, chegando mesmo a vencer especiais, coisa que normalmente Henning não consegue.
Modelo da Ixo do Ford Focus, um molde razoável, não está soberbo e nota-se que não está a 100%, pena não haver de momento outra opção no mercado para podermos comparar. A minichamps tarda em lançar este modelo, talvez quando isso acontecer já seja tarde. Qualquer das maneiras é um excelente modelo que salta à vista devido à sua decoração.

Opel Astra GSI - Freddy Loix / Sven Smeets
Rally Volta à Córsega 1995


Depois da excelente época de 1993 com Bruno Thiry onde conseguiu o campeonato do mundo de Fórmula 2, e de lançar a carreira de Thiry para altos voos internacionais, a Opel Team Belgium participava em 1995, mas desta feita com Freddy Loix, mais conhecido na altura por "Fast Freddy" onde os belgas depositavam grandes esperanças. Freddy viria a ser um excelente piloto profissional, nunca campeão do mundo, nem sequer tendo vencido nenhum rally do mundial, mas a sua rapidez era reconhecida. Em 1995 participava no rally volta à córsega onde conseguia um excelente andamento mas insuficiente para bater os Renault e Peugeot's oficiais, acabando o rally na 14ª posição da geral e 5º dos fórmulas 2.
Em relação à miniatura, aprendi no blog através do user "manta", um apaixonado pelos modelos da Opel, que a Ixo falhou completamente na produção deste modelo. Isto porque este carro com que o Freddy Loix participou na córsega em 1995 é o Opel Astra F GSI que tem pára-choques frontal e traseiros diferentes e grelha frontal diferente, logo não compativeis com a versão normal do GSI. Um erro grave que a Ixo poderia ter evitado. Em relação aos decalques parecem estar todos no sítio, e os detalhes também estão bons.


Fiat Punto S2000 - Bernardo Sousa / Jorge Carvalho
Rally da Grã Bretanha 2009


Este é o Fiat Punto S2000 com que Bernardo Sousa participou no Rally da Grã Bretanha de 2009, finalizando a sua segunda época no mundial de rallys na categoria de produção. Ano que não correu de feição ao piloto madeirense que teve muitos problemas com o Punto que nunca se mostrou num carro fácil de afinar e conduzir. Acabou o rally da Grã Bretanha na 15ª posição da geral e 4º da produção.
O molde do punto da Ixo é muito bom, está bem produzido não havendo muitas diferenças de maior para o carro real. Em relação à decoração está tudo no sítio e os detalhes também estão acima da média. Apenas acho que poderiam ter colocado jantes com um perfil mais pequeno para relatar o facto de ser um rally de terra, pois as jantes que colocaram parecem de asfalto.


Skoda Fabia WRC - Mattias Ekstrom / Stefan Bergman
Rally da Suécia 2006


Mattias Ekstrom, piloto do DTM, na altura em 2006, também teve uma breve incurssão no mundial de rallys. A Red Bull ficava com os skodas semi-oficiais da marca checa e formava uma equipa satelite para competir num campeonato do mundo de rallys de 2006 despido de equipas oficiais. O piloto principal seria Gilles Panizzi e o segundo piloto rodava por alguns pilotos consoante os rallys. Na Suécia cabia ao piloto da Audi e do DTM, Mattias Ekstrom participar no seu rally caseiro. Infelizmente viria a desistir depois de uma saída de estrada na 14ª especial.
Em relação à miniatura, nada a apontar, excelente molde da Ixo deste fabia WRC e com as cores da red bull fica mesmo a matar. Excelente promenor das jantes serem de neve como é normal na suécia.


Peugeot 207 S2000 - Luca Rosetti / Matteo Chiarcossi
Rally de Portugal 2008


Aí esta um modelo que faz parte da colecção de rallys mais prestigiada de portugal, que são os vencedores do rally de Portugal. Edição 2008 a contar para o Intercontinental Rally Challenge da Eurosport, dominada por este piloto italiano da Peugeot Itália, piloto que até então tinha uma época muito limitada a nível de participações, mas que até ao rally de portugal tinha vencido todas as provas do IRC onde tinha participado. Este é um piloto que me agrada pessoalmente, pois é um piloto muito constante, não um matador, mas um piloto conservador e ataca quando tem de atacar não estragando muito o carro nem as mecânicas, foi assim que venceu o Rally de Portugal, um andamento sempre forte mas principalemente sem cometer erros.
Modelo da Ixo do Peugeot 207 S2000, não está famoso, tem algumas falhas nos alargamentos laterais em comparãção com o carro real. De notar mais uma vez o perfil das jantes e pneus, nada adequado a um rally de terra, mas de resto sem falhar como é normal parece ter todos os detalhes e decalques nos sitos certos.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Entrada : Diecast43

Spark - S2551
Ginetta Zytek 09S - Miguel Pais do Amaral / Olivier Pla / Warren Hughes
24 Horas de Le Mans 2010


Modelo do Ginetta Zytek da equipa portuguesa Quifel ASM da Spark foi umas das aquisições que fiz na loja online diecast43. Carro com que o português Pais do Amaral participou na edição das 24 Horas de Le Mans de 2010, terminando a prova na 20ª posição da geral e 7º dos LMP2. Modelo espectacular da spark, que detalha este carro ao mais infimo promenor. 

Minichamps - 430780001
Brabham BT46B - Niki Lauda - 1978


O famoso carro ventoinha com que Niki Lauda participou no GP da suécia de 1978 foi considerado inovador mas também ilegal, pois o piloto austriaco dominou a corrida de principio a fim, numa época em que este brabham BT46 não tinha sido muito competitivo. A equipa brabham teve assim de voltar ao desenho original da traseira, e mesmo assim Lauda venceria ainda o GP de Itália. Uma época mesmo assim positiva que fez Lauda terminar o campeonato em 4º lugar e a brabham foi vice campeã de constructores. Modelo da Minichamps do carro original sem a ventoinha atrás, mas mesmo assim um carro marcante e vencedor do GP de Itália. Apesar de antigo um modelo muito bem promenorizado e bastante fiél ao original.

Novidade : Altaya França

Colecção - "La Passion du Rallye" Nº33 - França
Vauxhall Chevette 2300HS
Pentti Airikkala / Risto Virtanen
Rally da Suécia 1979



Saiu recentemente o número 33 da colecção da altaya francesa "La Passion du Rallye" este molde novissimo da ixo do vauxhall chevette. Este modelo nunca tinha sido fabricado em die-cast apenas em kits de resina. Á primeira vista, apenas por fotos, parece-me aceitável e rigoroso quanto basta. O nº33 da colecção é o modelo conduzido por Pentti Airikkala no rally da suécia de 1979, onde o piloto finlandês conseguiu um excelente 3º lugar final.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Entrada : Ebay Alemão

Minichamps - Benetton Ford B193B - Michael Schumacher - 1993
Michael Schumacher Collection Nr 9
Estoril 26 setembro 1993


O Benetton B193 B com que Schumacher venceu o Grande Prémio de Portugal de 1993, foi a última entrada que tive na minha colecção. Com este monolugar, o piloto alemão conseguiu uma época muito positiva, vários segundos lugares e uma brilhante vitória no Estoril a coroar uma época que o levou a ser 4º classificado no campeonato de pilotos. De facto estava a nascer uma estrela que viria a tornar-se no piloto mais ganhador de sempre na história da Fórmula 1.
Modelo da Minichamps da "Michael Schumacher Collection", Edição nº 9 que descreve na caixa original "Main, 2. formel 1 Sieg, Estoril 26 September 1993", uma edição muito difícil de apanhar a nível original e a preços decentes. Felizmente consegui apanhar um vendedor alemão que alterou a caixa original, mas o modelo estava como novo, e daí a compra a preços mais acessiveis. Apesar do valor da caixa ser importante, destaco claramente à raridade da miniatura e à importância por ser de uma vitória no Estoril.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Entrada : M43

Minichamps - Michael Schumacher Collection Nr 12
Benetton Ford B194 - Michael Schumacher - 1994
Hockenheim Grand Prix 1994


Aqui está um modelo que procurava à muitos anos para a minha colecção. Finalmente e a através da loja M43, consegui. Um modelo que fazia parte de uma colecção particular e que o senhor Filipe Trindade divulgou através da sua loja.
Trata-se do Benetton Ford B194 com que Michael Schumacher venceu o campeonato do mundo de Fórmula 1 de 1994, existem outras versões da Michael Schumacher collection e todas muito raras e dificeis de apanhar. Este é a versão do Grande Prémio da Alemanha onde o Benetton foi patrocinado pela própria Minichamps que tinha a sua publicidade nos flancos. Schumacher viria a dominar a época de 1994 onde conseguiu 8 vitórias e viria a conquistar o campeonato só na última corrida depois daquele acidente com Damon Hill que projectou o Benetton B194 do piloto alemão pelo ar.
Esta edição da minichamps está muito bem representada, o molde está perfeito e os detalhes do modelo também, destaque para a qualidade dos decalques para uma miniatura com quase 18 anos. Destaque pela negativa nestes modelos mais antigos da minichamps para o capacete demasiado grande. Encontrei também um erro através das fotos do carro real, as derivas laterais são diferentes, no modelo está apenas uma deriva, nas fotos do carro real são 2 peças, portanto está errado no modelo. De resto deixa-me muito feliz finalmente conseguir um modelo pretendido à muito tempo.


Skid - Lancia Delta HF 4WD - Juha Kankkunen / Juha Pironen
Rally RAC 1987


Agarrado ao Benetton, outra reliquia que faltava!
Trata-se do Lancia Delta HF 4WD com que Juha Kankkunen venceu o Rally RAC de 1987, e também o campeonato do mundo de pilotos desse ano. Uma época dominada pelas divergências entre o piloto finlandês e a sua equipa por suposta preferência nos resultados para Miki Biasion, o que deixou Kankkunen furioso e com fome de vitórias. No final desse ano viria a mudar-se para a Toyota.
Este modelo da Skid é outra peça fundamental na minha colecção e outra que não encontrava de jeito nenhum. Finalmente apareceu e eu não hesitei. Em relação à miniatura está muito bem representada, o molde da vitesse está muito bom e a decoaração sem erros de maior. Destaque para este modelo é a rampa de faróis muito interessante e que transforma o modelo numa peça muito desejada.

Entrada : Ebay

Minichamps - Benetton Collection Nr 9
Benetton B190 - Nelson Piquet - 1990
Limited Edition 3528 pcs


Numa época dominada pela batalha entre o Mclaren de Ayrton Senna e o Ferrari de Alain Prost, os pilotos secundários tiveram um papel imporatante para a conclusão do podium no campeonato do mundo de pilotos. 1990 viria a consagrar Senna como campeão do mundo mas o outro brasileiro em grande forma foi Nelson Piquet, com um benetton muito inferior ao mclaren, conseguia duas brilhantes vitórias em suzuka e em adelaide para roubar o terceito lugar a Gerhard Berger. Uma época bastante consistente com pontos certos em quase todas as corridas e com estas duas vitórias Piquet conseguiu uma época muito positiva.
Modelo da Minichamps da edição da Benetton Collection e uma edição limitada de 3528 peças, é um modelo muito bem conseguido, com um molde bem detalhado.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Entrada : PG Models

Hoje tive o privilégio de receber na minha colecção mais 3 modelos produzidos pelo Pedro Gouveia.

Peugeot 306 Maxi - Adruzilo Lopes / Luis Lisboa
Rally de Portugal 1997


Peugeot 306 Maxi com que Adruzilo Lopes acabou o rally de portugal 1997 na 10ª posição, 2º melhor fórmula 2 e melhor português.
Este é um modelo da PG Models produzido por Pedro Gouveia, tem como base um molde da ixo com alguns decalques caseiros, excelente trabalho deste modelista que detalhou o molde a nível de interiores, jantes e colocou as devidas palas na frente das rodas de tracção. Destques ainda para a antena do rádio comunicador no tejadilho está muito bem promenorizada. No gerla um trabalho fantástico num molde fraquinho.


Mitsubishi Lancer MR - Armindo Araújo / Miguel Ramalho
Rally de Portugal 2006


Este é o Mitsubishi Lancer com que Armindo Araújo venceu o Rally de Portugal 2006. Um rally disputado sobre chuva intensa e onde Armindo brilhou nas estradas algarvias, batendo pilotos como Kankkunen, Markko Martin e Daniel Carlsson o vencedor da edição de 2005.
Modelo fantástico produzido pelo Pedro Gouveia que alterou um molde da altaya para esta versão de 2006. É um modelo muito parecido com a versão do ano anterior, notando-se a diferença nos patrocinadores e claro, no número da porta. Destaque nos detalhes do modelo são as palas nas 4 rodas, a colocação de cintos que vão apertar no roll bar atrás, e a definição dos farolins traseiros. Um trabalho Fantástico.


Ford Escort RS Cosworth - Fernando Peres / Ricardo Caldeira
Rally de Portugal 1993


Este é o Ford Escort RS Cosworth com que Fernando Peres alinhou no rally de portugal 1993, um rally de muito azar para o piloto português, pois desistiu devido a um despiste na 2ª etapa da prova, depois de muitos problemas na 1ª etapa. Este modelo é uma conversão de um molde da altaya com decalques caseiros produzidos por Pedro Gouveia, é um modelo igual ao Minipartes que existe no mercado, mas com uma base Burago, muito fraquinha. A conversão está espectacularmente bem feita, todos os promenores necessários no modelo foram aplicados, para ficar nesta condição. Destaque para a alteração dos espelhos, por uns de maiores dimensões, palas nas 4 rodas, uma antena muito fininha, colocação de uma cinta na roda suplente, detalhada, e ainda o interior promenorizado com a pintura do roll bar e a colocação dos cintos a prender na parte traseira. Mais um trabalho fenomenal.

domingo, 8 de maio de 2011

Novidade : Altaya França

Coleccção Francesa - Passion du Rallye Nº29
Mazda 323 GT-X - Tommi Makkinen / Seppo Harjanne
Rally RAC 1991


Saiu recentemente em frança na colecção Passion du Rallye este Mazda 323 GT-X com que Tommi Makinen participou no Rally RAC 1991. Um rally que não viria a terminar visto ter tido um despiste ainda cedo na prova. Modelo que me interessa pois faz equipa com o outro mazda que saiu na colecção do rally de monte carlo. Este molde da ixo é novo e ainda não tive a oportunidade de o ver ao vivo e logo tirar uma ideia como ele é na realidade, mas pelas fotos não me parece muito mau. Vamos esperar para eu receber o meu e examiná-lo ao promenor.

sábado, 30 de abril de 2011

Entrada : Ebay

Tyrrell Ford 012 - Michele Alboreto - 1983


Recebi hoje via Ebay este Tyrrell Ford com que Michele Alboreto venceu o GP dos Estados Unidos em Detroit de 1983. Alboreto apenas conseguiu esta vitória em 1983, pois a Tyrrel efectuou várias experiências ao longo do ano, neste 012, e poucas funcionaram, desde a asa em bico, a dois tipos de capot motor, nada resultou, e a época da Tyrrel não foi famosa. Este foi mesmo o único resultado de relevo da equipa a par com um 6º lugar na holanda e Michele Alboreto apenas acabou o ano na 12ª posição no mundial de pilotos e a Tyrrell foi 7ª nos contructores.
Modelo é da minichamps, uma decoração muito gira e com excelentes detalhes no motor. 5 estrelas.

Modelo da Semana

Colecção : Rallys em Portugal e Portugueses

Mazda RX3 - Carlos Torres / Pedro de Almeida
Rally da Acrópole 1978


Carlos Torres nasceu em 1947 em Albergaria-a-Velha - Aveiro e foi um dos pilotos de rallys mais marcante de automobilismo português.
Na década de 1970 o Sr. Torres é já um comerciante de automóveis implantado no mercado com sucesso e, como apaixonado de rallys, inicia-se na modalidade com um Audi com motor à retaguarda. Mais tarde, na altura que detêm a concessão da marca Fiat, corre com um Fiat 125 especial. Mas é com concessão da Mazda que começa a correr com um Mazda 818 e é onde alcança as primeiras vitórias a nível nacional. Trocando o 818 pelo Mazda RX2 e consequentemente pelo Mazda RX3 obtém óptimos resultados quer a nível nacional quer internacional. Na participação no Rally da Acrópole, o piloto português conseguiu um 11º lugar à geral e a vitória no grupo 1, um excelente resultado. Devido ao enorme volume de vendas dos modelos Mazda e as prestações obtidas em ralis em Espanha e na Grécia foi convidado para uma visita às instalações fabris da Mazda em Hiroshima no Japão, onde lhe foi prometido um carro de fábrica - carro este que tardou a chegar e foi então onde o Sr. Carlos Torres se ”virou” para a Ford e comprou o seu RS2000 preparado pelo Sr. David Sutton e mais tarde um grupo 2 e um grupo 4 onde constituiu a temida Torres Team.
Faleceu prematuramente, durante o ano de 1984, vítima de doença súbita (cardíaca) quando regressava de uma viagem de negócios de França.
Fonte: clubemazda818



Miniatura da Bizarre:

Modelo da bizarre de António Pinto, do Mazda RX-3 com que Carlos Torres venceu o Grupo 1 no rally da acrópole 1978. Molde muito bom e um excelente trabalho a nível de detalhes transformam este simples modelo numa das miniaturas mais desejadas de pilotos portugueses. Promenores muito bons e acima da média, destaque para o suporte dos faróis suplementares e para o fecho da mala que não são em decalque mas sim numa peça. Jantes muito bem detalhadas e interiores aceitáveis.
No geral uma peça muito boa e já muito dificil de apanhar no mercado. Uma raridade sem dúvida no futuro.




sábado, 23 de abril de 2011

Entrada : Troféu do Guerra

Ford Escort MKI - João Guerra / José Ferreira
Rally de Portugal 1977


Recebi hoje o Escort do João Guerra que saiu à pouco tempo da troféu.
João Guerra participou no rally de portugal 1977, com o número 65, ao volante de um escort mk1 1600cc. Infelizmente não viria a acabar o rally devido a uma saida de estrada.
É uma excelente miniatura com detalhes muito bons e acima da média, apesar de continuar a achar que os troféus neste momento no mercado estão um pouco caros. A decoração é fantástica com o patrocinio das camisas "Mankind", muito bem detalhada. Apenas notei num ponto negativo na miniatura que é o fecho do capot, que são em decalque e no carro real eles estão muito salientes logo precisavam de ter reproduzido melhor estes fechos. De resto um excelente modelo do nosso rally de portugal e de um piloto português que não teve muito sucesso.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Modelo da Semana

Colecção : Campeonato do Mundo de Rallys

Citröen C4 WRC - Dani Sordo / Marc Marti
Rally da Argentina 2008


Rally da argentina, oficialmente a 28ª edição, foi a quarta prova do campeonato do mundo de rallys de 2008, foi a segunda prova do ano em terra e também a segunda prova do mundial de carros de produção. O evento começou com uma cerimónia de abertura na quinta feira, dia 27 de março em cordoba e acabou com uma Super Especial na Villa Carlos Paz. Algumas especiais, especialmente as do último dia são desenhadas numa área montanhosa do país, com cerca de 2100 metros de altitude acima do nível do mar.

O rally começou com condições atmosféricas adversas com chuva e muita lama. Mikko Hirvonen, era o líder do mundial e o piloto que abria a estrada, conseguiu abrir uma vantagem de 48s para o seu colega de equipa Jari-Matti Latvala, e 50s para Sébastien Loeb. Contudo os pilotos da Ford ficavam fora de combate. Na segunda especial Latvala fez um pião e perdeu cerca de 9 minutos, e na 5ª especial Hirvonen e o piloto Henning Solberg danificavam os seus carros depois de embaterem em pedras, abandonando assim o rally. Loeb conseguiu uma distância confortável para os Subaru's de Chris Athkinson e Petter Solberg. Os outros pilotos nos pontos no final do dia eram Gigi Galli, Dani Sordo, Frederico Villagra, Matthew Wilson e Latvala.

Loeb continuou a liderar no 2º dia, e Petter Solberg conseguiu passar o seu colega de equipa Athkinson para assumir o 2º lugar. Galli desistiu do 4º lugar depois de problemas no motor do seu Focus na especial 13. Latvala também teve problemas no seu focus e abandonou. Depois do 2º dia devido aos problemas alheios Dani dordo estava na 4ª posição, Conrad Rautenbach tinha subido a 5º, Hirvonen que estava em Super Rally estava em 6º e Andreas Aigner era 7º. Villagra estava em 8º

O campeão do mundo francês, aguentou a sua liderança até ao final da prova e venceu a prova com mais de 2 minutos e meio de vantagem sobre o piloto da subaru Athkinson. O andamento calmo do jovem australiano pagou dividendos no final e conseguiu mesmo acabar em segundo depois de problemas eléctricos afetarem o Subaru de Petter Solberg que o levou à desistência. O irmão de Petter, Henning Solberg também não conseguiu acabar o rally depois de um amortecedor quebrar e partir o capot do Focus numa das especiais do último dia.

O último piloto no podium, foi o segundo piloto da Citröen, Dani Sordo, seguido de Conrad Rautenbach noutro C4 WRC. Quinto foi Mikko Hirvonen, que conseguiu ainda marcar 4 pontos para o mundial de pilotos e 5 pontos para os constructores.




Miniatura da Ixo Models :

Modelo da ixo deste citröen C4 WRC com que Dani Sordo acabou o rally da argentina 2008, na 3ª posição. Miniatura com um molde fantástico, aliás dos melhores da ixo, a decoração é fantástica e muito bem detalhada. Este foi o primeiro rally que a Red Bull patrocionou a Citröen oficial, e conseguiram uma decoração fantástica, entre as duas marcas. Nos detalhes do modelo não existem falhas de realçar, apenas uma ou outra falha de construção como a mragem dos faróis, que me parecem exagerados e claro as antenas poderiam estar um pouco mais finas, mas no geral é uma reprodução fiel ao original e um grande trabalho da Ixo Models.




quinta-feira, 21 de abril de 2011

Entrada : PG Models

PG Models - Peugeot 207 S2000
Bruno Magalhães / Mário Castro
Rally de Portugal 2008


Aqui está o meu primeiro pedido de conversão de modelos à PG Models.
Trata-se do peugeot 207 S2000 com que Bruno Magalhães acabou o Rally de Portugal 2008 na 6ª posição e melhor português. A colecção de melhores portugueses no rally de portugal é muito interessante e sou capaz de apostar nas conversões destes modelos, pois são muito requisitados. Os meus parabéns ao conversor deste modelo o Pedro Gouveia, que é de facto um excelente modelista e uma pessoa muito simpática. O modelo está acabado ao mais infímo promenor e com uma qualidade acima da média.

PG Models - Lancia Delta HF Integrale
Andrea Aghini / Sauro Farnocchia
Rally Vinho Madeira 1992


Primeiro modelo da colecção de vencedores do Rally Vinho Madeira, uma colecção idealizada pela PG Models, e que irá lançar todos os vencedores do rally da ilha insular. Este é o lancia delta com que Aghini venceu a edição de 1992. Convertido através de um molde da altaya, está muito bem feito e com bons detalhes, destaco os vidros todos espelhados menos o da frente e os ventiladores nas rodas da frente. Como apreciador de miniaturas penso que faltará uns detalhes para que o modelo ficasse quase a 100%. Falta as palas vermelhas enroladas nas rodas de trás, cintos de segurança no interior e resolver um problema que o molde da ixo tem, que é o eixo da frente muito curto para o pára-choques, colocando as rodas dentro dos guarda-lamas, se alargassem o eixo as rodas saiam mais para fora, transformando logo aí toda a frente do carro para melhor. De resto é uma excelente conversão e um bom trabalho.

Entrada : Ebay

Recebi hoje via Ebay 2 modelos, um proveniente do Reino Unido e outro por acaso daqui de portugal.

Minichamps - Porsche 911 GT1
Pedro Lamy / Armin Hanne / Patrice Goueslard
24 Horas de Le Mans 1997


Aqui está o cromo mais dificil da colecção!
Finalmente consegui adquirir o Porsche com que Pedro Lamy se estreou em Le Mans, é um Porsche 911 GT1 e no qual conseguiu acabar as 24 Horas na 5ª posição da geral e em 3º na categoria GT1. Um modelo da minichamps muito dificil de apanhar e que normalmente está super valorizado, aliás já tinha tentado noutras ocasiões licitar este modelo, mas o seu preço disparava para valores insuportáveis. Por alguma sorte consegui adquirir este a um preço razoável e que vale bem o modelo.

Vitesse - Subaru Impreza WRC
Petter Solberg / Phill Mills
Rally de Portugal 2007


Por muito que eu quisesse o Impreza WRC de 2007 da AutoArt, ele tarda em não aparecer no mercado, apesar de já ter sido anunciado pela marca à mais de 1 ano. Foi só preciso aparecer a oportunidade para adquirir um vitesse, pois a ixo ainda não tem nenhum subaru de 2007. Então apanhei este leilão no ebay de uma conversão do Subaru do Solberg do Rally do México para o Rally de Portugal. Logo, não deixei escapar, se fosse do rally do méxico até nem ligava, mas como é do nosso rally, licitei e ganhei. Um bela conversão com os decalques no sítio, até foi removido os pilotos dentro do carro, que até prefiro. Pena neste molde da vitesse, lembrarem-se de colocar capot's de abrir que desproporciona a frente do carro. Qualquer das formas é o único subaru do Solberg de 2007 no mercado.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Modelo da Semana

Colecção : Portugueses na Fórmula 1

Lotus Ford 107B - Pedro Lamy
Grande Prémio de Portugal 1993


A Lotus utilizou no campeonato de Formula 1 de 1993 o modelo 107B. Este Lotus não era mais do que uma evolução do carro de 92, o modelo 107.
Os designers responsáveis pelo Lotus 107B foram Peter Wright e Chris Murphy. O motor utilizado era o Ford Cosworth HB V8. Mas como a Lotus não era o cliente preferencial da Ford, utilizava uma versão inferior do motor que era fornecido à Benetton (cliente principal da Ford).
Contudo, nesta altura a equipe Lotus vivia já com graves dificuldades financeiras e já não era a mesma equipe que obteve algum sucesso nos anos em que por lá andou Ayrton Senna (de 1985 a 1987), já para não falar da equipa Lotus que vencia campeonatos nas décadas de sessenta e setenta.
Desde que o piloto brasileiro deixou a equipa, a Lotus entrou numa fase descendente que se acentuava a cada ano que passava e que viria a culminar no seu desaparecimento da Formula 1 no final do ano de 1994.
Foi neste ambiente pouco favorável que o piloto português, Pedro Lamy, viria a fazer a sua estreia na Formula 1 no GP de Itália de 1993, substituindo o italiano Alessandro Zanardi que tinha sofrido um acidente no GP anterior, em SPA.
A qualificação de Pedro Lamy no GP de Itália não foi brilhante, foi o último da grelha enquanto o seu colega de equipa, Johnny Herbert, era o 7º na grelha de partida. Na corrida Pedro Lamy aproveitou para ir conhecendo o Lotus e assimilar o mais rapidamente possível todos os aspectos da Formula 1. Deste modo Lamy efectuou uma prova cautelosa e quase terminava num excelente 9º lugar se o motor tivesse resistido a corrida toda. Mas como o motor cedeu à 49ª volta Pedro Lamy teve que contentar-se com o 11º lugar.
 
No GP seguinte, em Portugal, de certo que Pedro Lamy esperava efectuar uma excelente prestação. Na qualificação Lamy ficou em 18º lugar e voltou a fica atrás de Johnny Herbert. Lamy fez um bom arranque e ganhou alguns lugares; durante a corrida foi subindo mais algumas posições. Quando seguia em 11º lugar, com hipóteses de subir mais um lugar Lamy comete um erro na 61ª volta e dá um toque nos rails que o obrigaram a desistir.
No GP do Japão Pedro Lamy voltou a ficar atrás de Herbert na qualificação e durante a prova os dois pilotos da Lotus rodaram juntos quase sempre no fim da classificação. Lamy viria a desistir vitima de um acidente quando estava à frente do seu colega de equipa e quando faltavam apenas 4 voltas para o fim da corrida.
No último GP do campeonato de 1993, na Austrália, Pedro Lamy teve a prestação mais fraca na sua recente carreira na Formula 1. Fica novamente atrás de Herbert na qualificação e na corrida desiste logo no início devido a um acidente.
Fonte: gpexpert
 
 
 
Miniatura da Onyx:
 
Miniatura do Lotus 107B com que Pedro Lamy participou no GP Portugal de 1993, este modelo da velhinha onyx ainda não tem os detalhes principais para o modelo ser aceitável. Faltam-lhe os espelhos, e a qualidade do molde não é 100% correcto em comparação com o carro real. Tratando-se de um modelo já muito antigo a qualidade dos decalques também deixam um pouco a desejar, pois existem muitas falhas de colagem. Qualquer das formas é um modelo muito requisitado pelo mercado português, ainda para mais ser esta versão que vem com uma serigrafia do autógrafo do Lamy. Existe ainda mais uma versão deste 107B da onyx de Pedro Lamy sem os patrocinios da SG e da Nova Rede, versão que ele utilizou no GP de Itália a sua primeira prova, mas eu optei por esta por ser a versão do GP de Portugal.
 



 

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Novidade : Ixo Models

Foi actualizado o site da Ixo Models com as novidades do mês de Março de 2011, entre eles muitas novidades que quero para a minha colecção.

RAC197 - Opel Astra GSI - Freddy Loix / Sven Smeets
Rally Volta à Córsega 1995

Este é o opel astra GSi com que Freddy Loix participou no mundial de rallys de 2 litros na época de 1995, uma época onde só os constructores pontuavam para o mundial e no qual a General Motors conseguiu o título. Freddy Loix e Per Svan foram os pilotos da opel, enquanto Svan conseguiu melhores resultados que Loix, foi Loix que conseguiu levar avante a sua carreira como sabemos. Neste rally da córsega, o piloto belga foi 14º da geral e 5º das 2 rodas motorizes, atrás dos dois renault's clios e dos dois peuget's oficiais.

RAM359 - Ford Focus WRC - Hennig Solberg / Cato Menkerud
Rally da Noruega 2009

Este é o Ford Focus com que Hennig Solberg efectuou a época de 2009, um ano que foi dos melhores do piloto norueguês, ficando apenas a 2 pontos no mundial de pilotos do seu irmão Petter. Hennig efectuou na Noruega um dos seus melhores resultados da época, principalmente a nível de andamento onde esteve no seu melhor, conseguindo um brilhante 4º lugar atrás de Loeb e dos dois pilotos oficiais da Ford.

RAM277 - Skoda Fabia WRC - Mattias Ekstrom / Stefan Bergman
Rally da Suécia 2006

O campeão DTM efectuou umas aparições no mundial de rallys e 2006 foi uma presença constante na equipa semi oficial da Skoda Red Bull. Em sua casa a correr frente ao seu público Mattias Ekstrom mostrou que tem potencial para ser um grande piloto de rallys, não fosse a sua prioridade a velocidade e o DTM. Infelizmente não conseguiria acabar a prova desistindo na 14ª especial devido a uma saída de estrada.

RAM331 - Peugeot 207 S2000 - Luca Rosetti / Matteo Chiarcossi
Rally de Portugal 2008

A colecção mais prestigiada de rallys para os portugueses, é sem dúvida a dos vencedores do rally de portugal, agora chegou através da Ixo o vencedor de 2008. Para mim que não sou adepto dessa colecção principalmente porque não limito apenas pelos vencedores mas sim por todos os concorrentes do rally de portugal, é uma excelente novidade por ser do nosso rally. Luca Rosetti que em 2008 efectuou uma época excelente no IRC chegava a portugal invencível no IRC tendo vencido todas as provas onde tinha participado, e portugal não foi excepção. Uma condução limpa e sem erros levou o piloto italiano ao lugar mais alto do pódio.

RAM403 - Fiat Punto S2000 - Bernardo Sousa / Jorge Carvalho
Rally da Grã Bretanha 2009

Este é o punto com que Bernanrdo Sousa efectuou a época de 2009 de produção, foi uma época mais infeliz do que a de 2008 onde conduziu um Mitsubishi. Isto devido aos vários problemas que o Punto deu, inicialmente foram divergências com a equipa, que fez com que mudasse de staff entre os primeiros rallys, depois foram os problemas na competitividade do punto que nunca foi um carro à altura de lutar pelos primeiros lugares do grupo. O ano fica ainda marcado pelo despiste no Shakedown do Rally de Portugal.
Na Grã Bretanha Sousa despedia-se do ano com um 15º lugar da geral e um 4º no Grupo N. Acabou o ano no 10º lugar do campeonato do mundo de Grupo N.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Entrada : Ferrari Mansell

Ferrari 640 - Nigel Mansell - 1989


Recebi hoje do Ebay, mais um excelente modelo da antiga vitesse. Trata-se do Ferrari 640 com que o piloto britânico Nigel Mansell venceu os grandes prémios do Brasil e da Hungria de 1989. Mansell conseguiu uma época de 89 muito boa, acabando o campeonato em 4º lugar atrás do Riccardo Patrese, que apesar de não ter conseguido nenhuma vitória alcançava a 3ª posição. Mesmo assim conseguiu 2 vitórias e um andamento sempre espectacular em todas as corridas.
Em relação à miniatura trata-se de um modelo antigo da vitesse, entra para a minha colecção devido a ser um modelo ferrari com o piloto, visto que neste momento no mercado não existe nenhuma marca a fabricar modelos ferrari de F1 com pilotos, o que é uma pena. Trata-se de um modelo Onyx mas com a particularidade de ter espelhos, os modelos em caixa de cartão da onyx não trazem. 

Novidade : Spark

Renault RE40 - Alain Prost - 1983


Começam a ser comuns os lançamentos de Fórmula 1 da Spark, e quanto mais existem parece que mais dificeis se tornam de adquirir, à bem pouco tempo tentei pesquisar alguns modelos da spark que me interessam na modalidade de Fórmula 1, e nada. Pois bem para se juntar à festa agora sai este Renault com que Alain Prost conseguiu 4 vitórias na época de 1983, conquistando o vice campeonato de pilotos atrás de Nélson Piquet. O piloto francês fez uma época excelente, perdendo o campeonato apenas por 2 pontos para o brasileiro, conseguindo mesmo mais 1 vitória. Em relação à miniatura ainda não adoptei nenhuma táctica para a compra destes spark's de Fórmula 1, mas estou a ver que tenho que começar a pensar nisso.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Entrada : Ebay

Porsche 911 GT1-98 - Laurent Aiello / Allan McNish / Stephane Ortelli
24 Horas de Le Mans 1998


Recebi hoje via Ebay 2 modelos provenientes do Reino Unido.
Um deles é este Porsche 911 GT1 com que Aiello, McNish e Ortelli venceram e edição de 1998 das 24 Horas de Le Mans. Eu já possuia esta miniatura, mas tinha a versão da altaya um pouco rapada de detalhes. Recentemente sairam duas versões deste modelo, o minichamps e o HPI, mas infelizmente este modelo é muito requisitado na alemanha e é muito dificil de o apanhar a preços decentes. O HPI rondava sempre valores astronómincos e o minichamps nunca o apanhei. Foi então que encontrei este num leilão a um preço acessivel e resolvi ficar com o Onyx. Nunca tive na presença das outras duas versões mas sei que este onyx está muito bom, e já tem detalhes bem porreiros muito melhor que o altaya que tinha.


Ferrari 412T1 - Gerhard Berger - 1994


O outro modelo é este Ferrari 412 T1 de 1994, com que Gerhard Berger deu a única vitória do ano à Ferrari no Grande Prémio da Alemnha em Hockenhiem. É um modelo muito dificil de apanhar e sempre muito valorizado pelo facto de ser Ferrari, e também por ser minichamps, pois como se sabe a minichamps já não fabrica carros da marca italiana, e aí o preço destes modelos serem sempre altos. Por sorte, apanhei este a preços de altaya, e nem hesitei. Falta-me agora o do Jean Alesi de 1995 que deve ser o próximo da lista.
De referir que a Onyx tem estes dois modelos, mas não sei porquê continuo a achar a escala dos onyx's um pouco maiores que os minichamps e daí a não ficarem bem em caixas minichamps e também na minha vitrine que está com estas caixas. Tenho que ter paciência para arranjar os minichamps.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Modelo da Semana

Colecção : McLaren Collection

McLaren Ford MP4-8 - Ayrton Senna - 1993
Gp Austrália 1993 - 41ª e última vitória da carreira


O Grande Prémio da Austrália de 1993 foi a última prova de Ayrton Senna com a McLaren. E que outra despedida se poderia pedir, sem ser um triunfo irrefutável? Foi, também a 35ª vitória de Senna com a equipa de Ron Dennis e a derradeira da sua carreira. Curiosamente, nessa tarde de Adelaide disse adeus à Fórmula 1 um senhor chamado Alain Prost.
Um adeus com sabor a nostalgia, pois fê-lo sem querer deixar rancores para trás, na sua relação com o brasileiro. Um final feliz entre Ayrton Senna e Alain Prost.
Ayrton Senna e a McLaren tudo fizeram para vencer este Grande Prémio e mereceram tê-lo conseguido, o brasileiro partia desfavorecido em termo de potência pura. Por isso atacou a fundo na primeira qualificação e teve a sorte pelo seu lado no sábado, quando Prost não pode atacar a sua posição devido a problemas técnicos no Williams. Depois, no arranque o paulista esteve irrepreensível, assumindo a liderança logo na primeira curva. Por altura das mudanças de pneus, Senna defendeu-se bem de Prost, mantendo uma vantagem de 3,5 segundos sobre o francês. Senna estve brilhante no que diz respeito à escolha do momento certo para efectuar a sua derradeira mudança de pneus. Efectivamente só quando tinha a pista livre à sua frente e os pneus estavam nos limites é que Senna entrou nas boxes, saindo à frente de um grupo de retardatários que tanto trabalho deram a Prost.
O culminar de uma estratégia fabulosa no timing das trocas de pneus. Em woking, organização não é uma palavra vã(...) Ron Dennis está já no século XXI, enquanto os seus adversários ainda andam na idade da pedra...lascada.
Uma vez mais estrategicamente perfeito, sem cometer erros, Ayrton, na sua última corrida com a McLaren, esteve ao nível dos seus melhores dias, irrepreensível em todos os aspectos. Até no gesto que teve no final da corrida quando finalmente decidiu cumprimentar o seu grande rival, primeiro na garagem onde pararam os seus carros, e depois no pódio. Uma forma bonita de acabar com uma polémica velha, que não adiantava a ninguém.
Ayrton Senna terminava a sua extensa colaboração com a McLaren com um total de 73 pontos, correspondendo ao 2º lugar no campeonato, atrás de Alain Prost.
Texto: Autosport




Miniatura da Minichamps :

Ayrton Senna Collection Special Edition Limited 16041 pcs

Edição especial da minichamps, é um modelo fabuloso com o Senna a sair do carro depois do Grande Prémio, e que celebra as 41 vitórias do piloto brasileiro. Em relação à miniatura e à sua qualidade, nada a dizer é um modelo bem construído, o molde está fantástico tal como os promenores do monolugar. Apenas negativamente terei que apontar o facto de não ter o patrocinio da Marlboro na decoração, ainda por cima na Austrália, porque a mclaren apenas andou com os carros com as letras "McLaren", em frança, inglaterra e alemanha, logo teriam que arranjar outra alternativa para a decoração da marlboro, no meu entender era deixar em branco para depois o comprador ter hipótese de decorar a miniatura como desejar. Outro ponto negativo é a cor das luvas do Senna que nas fotos vê-se claramente que são brancas e vermelhas e na miniatura são castanhas.