sexta-feira, 22 de abril de 2011

Modelo da Semana

Colecção : Campeonato do Mundo de Rallys

Citröen C4 WRC - Dani Sordo / Marc Marti
Rally da Argentina 2008


Rally da argentina, oficialmente a 28ª edição, foi a quarta prova do campeonato do mundo de rallys de 2008, foi a segunda prova do ano em terra e também a segunda prova do mundial de carros de produção. O evento começou com uma cerimónia de abertura na quinta feira, dia 27 de março em cordoba e acabou com uma Super Especial na Villa Carlos Paz. Algumas especiais, especialmente as do último dia são desenhadas numa área montanhosa do país, com cerca de 2100 metros de altitude acima do nível do mar.

O rally começou com condições atmosféricas adversas com chuva e muita lama. Mikko Hirvonen, era o líder do mundial e o piloto que abria a estrada, conseguiu abrir uma vantagem de 48s para o seu colega de equipa Jari-Matti Latvala, e 50s para Sébastien Loeb. Contudo os pilotos da Ford ficavam fora de combate. Na segunda especial Latvala fez um pião e perdeu cerca de 9 minutos, e na 5ª especial Hirvonen e o piloto Henning Solberg danificavam os seus carros depois de embaterem em pedras, abandonando assim o rally. Loeb conseguiu uma distância confortável para os Subaru's de Chris Athkinson e Petter Solberg. Os outros pilotos nos pontos no final do dia eram Gigi Galli, Dani Sordo, Frederico Villagra, Matthew Wilson e Latvala.

Loeb continuou a liderar no 2º dia, e Petter Solberg conseguiu passar o seu colega de equipa Athkinson para assumir o 2º lugar. Galli desistiu do 4º lugar depois de problemas no motor do seu Focus na especial 13. Latvala também teve problemas no seu focus e abandonou. Depois do 2º dia devido aos problemas alheios Dani dordo estava na 4ª posição, Conrad Rautenbach tinha subido a 5º, Hirvonen que estava em Super Rally estava em 6º e Andreas Aigner era 7º. Villagra estava em 8º

O campeão do mundo francês, aguentou a sua liderança até ao final da prova e venceu a prova com mais de 2 minutos e meio de vantagem sobre o piloto da subaru Athkinson. O andamento calmo do jovem australiano pagou dividendos no final e conseguiu mesmo acabar em segundo depois de problemas eléctricos afetarem o Subaru de Petter Solberg que o levou à desistência. O irmão de Petter, Henning Solberg também não conseguiu acabar o rally depois de um amortecedor quebrar e partir o capot do Focus numa das especiais do último dia.

O último piloto no podium, foi o segundo piloto da Citröen, Dani Sordo, seguido de Conrad Rautenbach noutro C4 WRC. Quinto foi Mikko Hirvonen, que conseguiu ainda marcar 4 pontos para o mundial de pilotos e 5 pontos para os constructores.




Miniatura da Ixo Models :

Modelo da ixo deste citröen C4 WRC com que Dani Sordo acabou o rally da argentina 2008, na 3ª posição. Miniatura com um molde fantástico, aliás dos melhores da ixo, a decoração é fantástica e muito bem detalhada. Este foi o primeiro rally que a Red Bull patrocionou a Citröen oficial, e conseguiram uma decoração fantástica, entre as duas marcas. Nos detalhes do modelo não existem falhas de realçar, apenas uma ou outra falha de construção como a mragem dos faróis, que me parecem exagerados e claro as antenas poderiam estar um pouco mais finas, mas no geral é uma reprodução fiel ao original e um grande trabalho da Ixo Models.




Sem comentários:

Enviar um comentário