Williams-Renault FW16 - Ayrton Senna - 1994
Ayrton Senna participou nas duas primeiras provas de 1994 com o novo Williams FW16. No Circuito de Interlagos, perante uma multidão de fãs brasileiros, não evitou um erro e um peão como consequência desistindo a prova aí mesmo, e no Grande Prémio do Pacifico ficou preso na gravilha depois de sofrer um toque do McLaren de Mika Hakkinen. O reabastecimento durante as corridas era uma das questões técnicas que tinham sido revistas, e com as quais se debatiam as equipas de F1 desde o inicio da temporada de 94, embora Ayrton se encontrasse algo à margem, ante o sucesso do novo Benetton B194 de Michael Schumacher, com motor Ford Zetec-RV8, as melhorias introduzidas nos Williams durante as duas primeiras provas fizeram-no confiar nas suas possibilidades, quanto ao Grande Prémio de San Marino em Imola.
No Entanto, este seria o fim-de-semana mais trágico para a F1, desde o GP da Bélgica de 1960, em que faleceram os corredores britânicos Chris Bristow e Alan Stacey. Durante os treinos de sábado, um piloto principiante, o austríaco Roland Ratzenberger, perdeu a vida. O seu Simtek-Ford chocou a 305 km/h quando se aproximava do ziguezague de tosa, porque, naquele momento crucial a parte dianteira saltou, depois de ter ficado frouxa numa anterior saida de pista. Pessoalmente Senna sentiu-se profundamente abalado com um tal infortúnio e chegou a confidenciar ao delegado médico da FIA, o respeitado neurocirurgião professor Sid Watkins que não lhe apetecia participar na corrida. No dia da prova parecia que tudo ia correr mal. O Benetton de J.J. Letho foi-se abaixo na grelha de partida, sendo abalroado por trás pelo Lotus de Pedro Lamy, de modo que os fragmentos ficaram espalhados pela grelha. Algumas das particulas atingiram mesmo a tribuna, e causaram ferimentos entre os espectadores. Durante três voltas, a corrida foi mantida a velocidade reduzida, atrás do safety car, quando este entrou para as boxes, Senna liderava o grupo que ia realizar a quinta volta.
Embora o carro soltasse um jorro de faíscas na curva rápida esquerda de tamburello, depois das boxes, Senna manteve a liderança, 6 décimas de segundo na frente de Schumacher. Ao iniciar a sétima volta o Williams FW16 do brasileiro sofreu uma saída aparatosa chocando com o muro de protecção de tamburello. A corrida foi suspensa à vista da bandeira vermelha, enquanto Senna era transportado de helicóptero para um hospital de bolonha, onde viria a falecer horas mais tarde devido a múltiplas fracturas na cabeça.
Tratou-se de um terrível golpe para a familia da F1. Mas a vida tinha de continuar e a corrida uma vez retomada foi ganha pelo Benetton de Schumacher seguido do Ferrari de Larini e do McLaren de Hakkinen.
Senna deixou saudades a todos os amantes da F1, mas morreu no lugar onde tinha que morrer, em 1º numa corrida de F1.
Miniatura da Minichamps:
Modelo da minichamps deste williams renault FW16, histórico e marcante para o desporto automóvel. Essa a razão de eu ter adquirido este modelo, pois Senna não conseguiu vencer nenhuma prova com a Williams, mas pelo facto de ser provavelmente o monolugar mais famoso da F1, pelas razões que todos sabemos, tinha que o ter na minha colecção.
Esta é a versão da minichamps car collection, uma versão lançada em 2009, da reedição deste modelo, pois anteriormente sairam 2 versões, uma normal e outra na Ayrton Senna collection. Esta edição sendo mais recente tem o capacete do senna mais bem detalhado e os decalques com melhor qualidade, mas tem a mesma falha dos outros que é a falta de decoração do fato do senna, pois está todo azul. Destaque para a constante falta de patrocinio de tabaco, este modelo andou assim mas no Gp da França e Grã Bretanha, mas como o Senna não conduziu nessas corridas, está totalmente errada a decoração. Tenho algumas dúvidas no azul que a minichamps colocou, não sei se será o correcto, mas como com a mudança de luz ele altera, poderá estar certo.
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