Colecção : McLaren Collection
McLaren Ford MP4-8 - Ayrton Senna - 1993
Gp Austrália 1993 - 41ª e última vitória da carreira
O Grande Prémio da Austrália de 1993 foi a última prova de Ayrton Senna com a McLaren. E que outra despedida se poderia pedir, sem ser um triunfo irrefutável? Foi, também a 35ª vitória de Senna com a equipa de Ron Dennis e a derradeira da sua carreira. Curiosamente, nessa tarde de Adelaide disse adeus à Fórmula 1 um senhor chamado Alain Prost.
Um adeus com sabor a nostalgia, pois fê-lo sem querer deixar rancores para trás, na sua relação com o brasileiro. Um final feliz entre Ayrton Senna e Alain Prost.
Ayrton Senna e a McLaren tudo fizeram para vencer este Grande Prémio e mereceram tê-lo conseguido, o brasileiro partia desfavorecido em termo de potência pura. Por isso atacou a fundo na primeira qualificação e teve a sorte pelo seu lado no sábado, quando Prost não pode atacar a sua posição devido a problemas técnicos no Williams. Depois, no arranque o paulista esteve irrepreensível, assumindo a liderança logo na primeira curva. Por altura das mudanças de pneus, Senna defendeu-se bem de Prost, mantendo uma vantagem de 3,5 segundos sobre o francês. Senna estve brilhante no que diz respeito à escolha do momento certo para efectuar a sua derradeira mudança de pneus. Efectivamente só quando tinha a pista livre à sua frente e os pneus estavam nos limites é que Senna entrou nas boxes, saindo à frente de um grupo de retardatários que tanto trabalho deram a Prost.
O culminar de uma estratégia fabulosa no timing das trocas de pneus. Em woking, organização não é uma palavra vã(...) Ron Dennis está já no século XXI, enquanto os seus adversários ainda andam na idade da pedra...lascada.
Uma vez mais estrategicamente perfeito, sem cometer erros, Ayrton, na sua última corrida com a McLaren, esteve ao nível dos seus melhores dias, irrepreensível em todos os aspectos. Até no gesto que teve no final da corrida quando finalmente decidiu cumprimentar o seu grande rival, primeiro na garagem onde pararam os seus carros, e depois no pódio. Uma forma bonita de acabar com uma polémica velha, que não adiantava a ninguém.
Ayrton Senna terminava a sua extensa colaboração com a McLaren com um total de 73 pontos, correspondendo ao 2º lugar no campeonato, atrás de Alain Prost.
Texto: Autosport
Miniatura da Minichamps :
Ayrton Senna Collection Special Edition Limited 16041 pcs
Edição especial da minichamps, é um modelo fabuloso com o Senna a sair do carro depois do Grande Prémio, e que celebra as 41 vitórias do piloto brasileiro. Em relação à miniatura e à sua qualidade, nada a dizer é um modelo bem construído, o molde está fantástico tal como os promenores do monolugar. Apenas negativamente terei que apontar o facto de não ter o patrocinio da Marlboro na decoração, ainda por cima na Austrália, porque a mclaren apenas andou com os carros com as letras "McLaren", em frança, inglaterra e alemanha, logo teriam que arranjar outra alternativa para a decoração da marlboro, no meu entender era deixar em branco para depois o comprador ter hipótese de decorar a miniatura como desejar. Outro ponto negativo é a cor das luvas do Senna que nas fotos vê-se claramente que são brancas e vermelhas e na miniatura são castanhas.
Sem comentários:
Enviar um comentário