segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Novidades : Altaya

Altaya França

Colecção Rallye de Monte Carlo "Les Voitures Mythiques"

Nº 120 - Mazda 323 GTX - Hannu Mikkola / Johnny Johansson - 1991



Saiu recentemente em França na colecção da altaya do rally de monte carlo este Mazda 323 GTX do Hannu Mikkola que é uma novidade a nível de molde.
Modelo completamente novo da Ixo e parece-me bem fabricado sem erros de maior em comparação com o carro real. Preciso de o ver ao vivo para tirar outras ilações sobre o modelo mas a primeira impressão é bastante positiva. É um modelo que me interessa para a minha colecção pois ainda não tenho nenhum mazda destes e ainda por cima é da equipa oficial que disputou o mundial de rallys de 1991. Mikkola infelizmente não conseguiu acabar o rally desistindo com problemas de motor.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Novidades : Spark

Spark - S0826 - Volkswagen Race Touareg - Carlos Sainz / Lucas Cruz
Rally Argentina-Chile 2010


A Spark lançou o Volkswagen Race Touareg com que Carlos Sainz venceu a edição de 2010 do Rally Argentina-Chile.
Estava à espera que a Norev lançasse este modelo primeiro, mas a Spark antecipou-se. Em príncipio este exemplar da Spark deverá estar melhor que o Norev portanto optei por este, que apesar de ser mais caro tem detalhes mais bem conseguidos. A Spark já não é a primeira vez que lança modelos do dakar tendo fabricado uns X3 da BMW à uns anos atrás.

Spark - S1749 - BRM P160 - Peter Gethin
Winner Italy GP Gethin 1971


A Spark está em força no mercado dos monolugares de Fórmula 1, depois de começar com alguns exemplares de Tyrrel's e Ligier's, agora está com um campo bem diversificado de modelos e com alguns bastante originais que nunca saíram para o mercado. O caso disso é este BRM P160 com que Peter Gethin conseguiu a sua única vitória no mundial de F1 de 1971 e a única da sua carreira, foi no Gp de Itália em Monza, onde o final de prova ficou para a história do desporto como o final mais curto de sempre entre pilotos, onde os 5 primeiros ficaram separados por apenas 0.610 segundos. Em relação ao modelo, ainda não tenho nenhum spark de F1 na minha colecção, para poder avaliar a sua qualidade, muito devido ao preço elevado que eles saem para o mercado, mas espero vir a ter este.  

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Modelo da Semana


McLaren Honda MP4-5 - Alain Prost - 1989

O McLaren MP4-5 foi um monolugar projectado por Neil Oatley sobre a supervisão de Steve Nichols. Era uma natural evolução do seu irmão antecessor vitorioso o MP4-4. A McLaren venceu em 1989 ambos os campeonatos, constructores e pilotos através do piloto francês Alain Prost.

1989 foi o primeiro ano onde motores naturalmente aspirados faziam a sua aparição depois de os motores turbo terem sido banidos do desporto no ano anterior. Para este objectivo a Honda criou um motor V10 de 3,5 litros desenvolvido durante metade da época de 1988. O MP4-5 foi revelado nos testes de pré-época e foi imediatamente um monolugar rápido e fiável. Desenvolvido por Alain Prost o novo monolugar parecia ser o carro a bater durante a nova época.

A McLaren conseguiu 10 vitórias durante a época, 6 pelas mãos de Ayrton Senna e 4 pelas mãos de Alain Prost. Isto numa altura que a rivalidade entre estes dois grandes campeões subia a um nível elevadíssimo fazendo o desenvolvimento do carro um processo muito rápido, muito superior a qualquer outra equipa de Fórmula 1. Apesar das 6 vitórias de Senna contra as 4 de Prost, e de normalmente o brasileiro acabar as corridas na frente do francês, problemas e acidentes determinavam que acabaria a época com menos 4 corridas, e acabava por perder o campeonato por 16 pontos. Os pontos de Senna e Prost faziam a mcLaren conquistar facilmente o seu segundo título de constructores consecutivo.

A Famosa corrida de Suzuka 1989
Foi nesta época que ficou na memória de todos os amantes de F1, a grande luta entre e Senna e Prost que chegaram à corrida de Suzuka no final da época a disputar o título de pilotos. Senna precisava de vencer e Prost apenas de controlar, pois tinha tido menos problemas durante a época. Senna vem em recuperação depois de arrancar cá de trás, até que se chega a Prost e o piloto francês fecha a porta completamente a Senna antes da curva. Dá para ver o movimento do volante do piloto francês antes da curva chegar, num movimento claramente para colocar Senna fora. Com isto eles saíram de pista, tendo Prost abandonado. Mas Senna não desistiu, com o motor desligado, os comissários deram-lhe um empurrão e lá foi ele, parou na boxe para mudar o nariz, e fez uma corrida fenomenal acabando por vencer, uma corrida à campeão. No final Senna era desclassificado por supostamente ter curtado a chicane onde embateu com o carro de Prost. Jean Pierre Ballestre presidente da FIA foi o mentor desta decisão, francês e com poucos amores pelo Senna, foi críticado por todos. Prost com esta decisão era Campeão do Mundo de Fórmula 1 de 1989.




Miniatura da Minichamps (World Champions Collection)

Esta versão do modelo do Alain Prost em que a minichamps renovou nesta colecção "World Champions Collection" pois já tinha saído este modelo da McLaren Collection, também da Minichamps, tem o piloto muito mais detalhado e com o capacete num tamanho mais proporcional ao monolugar. Em relação ao molde parece ser o mesmo mas com detalhes superiores. A nível da decoração vem sem as riscas características da Marlboro, em vez disso vem sem nada, dando a possibilidade do cliente colocar os decalques apropriados, que foi o que fiz, comprei uma folha de decalques e coloquei, ficando um monolugar com muito melhor aspecto e acima de tudo realmente bem produzido de acordo com o verdadeiro. 
Acima de tudo uma miniatura da Minichamps muito bem reproduzida dum carro que fez história na F1.




 

sábado, 22 de janeiro de 2011

Entrada : GB ModelcarWorld.de

Recebi hoje duas miniaturas de um Group By no Forum-diecast.com.pt organizado pelo "gustavoalves", uma delas era uma devolução que fizemos o mês passado e a outra foi através do desconto que me fizeram, eu aproveitei para mandar vir mais um modelo. O meu obrigado ao Gustavo pela atenção que me prestou nesta devolução e por mais um GB muito bem organizado.

Vitesse - Mitsubishi Lancer Evo X - Armindo Araújo / Miguel Ramalho - Rally Grã Bretanha 2009


A primeira miniatura deste modelo que veio foi devolvida porque não tinha os decalques do lado esquerdo no pára-choques frontal, esta vem imaculada, impecável. Este é o carro com que Armindo Araújo venceu a produção no rally da Grã Bretanha em 2009 e a primeira vitória deste modelo no PWRC. Em relação ao molde parece estar muito bom, a frente está muito bem reproduzida tal como a traseira. Peca mais uma vez pela qualidade dos acabamentos. É um modelo de edição limitada a 547 unidades ou 546 pois a outra foi devolvida com defeito.

Schucco - Opel Kadett Rallye - Ove Eriksson / Hanse Johansson - Rally RAC 1970


Aí está o meu primeiro Opel Kadett B de rallys, é um carro que conheço muito bem e gosto bastante, mas infelizmente ainda não tinha nenhuma reprodução dele. Com este carro Ove Eriksson acabou o Rally RAC de 1970 na 2ª posição da geral e ganhou o Grupo 2. O molde está fantástico e os promenores são do melhor, destaco a qualidade dos faróis que estão acima da média. Não consegui arranjar nenhuma foto lateral original do carro real, então não consigo identificar falhas nos decalques, mas presumo que estejam todos bem, pois a Schucco não costuma falhar neste campo. Uma grande falha da Schucco é a identificação do ano do rally, está no site deles e na descrição do carro que este modelo é do Rally RAC de 1969, mas está errado é de 1970 e já confirmei isso na internet. Até enviei um email para a Schucco onde me disseram que apenas receberam a informação do modelo não podendo identificar alguma gafe.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Modelo da Semana


Mercedes Benz 300 SL - Hermnann Lang / Fritz Riess
24 Horas de Le Mans 1952

Em 1952, a Daimler-Benz AG entrou três dos recém-desenvolvidos Mercedes-Benz 300 SL coupés desportivos de competição nesta tradicional corrida de endurance. Os rivais foram apanhados de surpresa mas estavam optimistas, isto porque a Mercedes nunca antes tinha-se dado bem com Le Mans e os carros de Unterturkheim em performance eram inferiores aos carros franceses, britânicos e italianos.
No entanto, a Mercedes voltou a enfrentar a competição. Os novos carros SL tinham demonstrado velocidade e resistência, pela primeira vez na Mille Miglia no início de maio e terminou num lugar respeitável, segundo lugar nesta corrida de renome. O SL 300 chegou às manchetes novamente com a sua tripla vitória no Grand Prix de Berna.

E agora eles iam correr em Le Mans. Nos treinos, um dos carros Mercedes causou muita celeuma: um travão de ar foi montado no tejadilho, que quando elevado numa posição vertical, era extremamente eficaz na travagem de alta velocidade. No entanto, os suportes da engenhoca foram severamente abalados pelas forças geradas no processo e a Mercedes decidiu não usar o travão na corrida.

Acabou por ser uma demonstração sensacional de confiabilidade por parte da Mercedes-Benz. No sábado 14 de junho, 1952 às 16:00 horas, 58 carros de corrida de alto nível, alinhados na partida. A meio da corrida 31 carros ainda estavam em prova. A equipa do SL Karl Kling e Hans Klenk estavam entre aqueles que tiveram que abandonar, no seu caso era uma falha no alternador. Os outros dois carros SL funcionavam como um relógio, ocupando segundo e terceiro lugares. A quatro horas do final da corrida, apenas 19 carros ainda estavam em prova, este número caiu para 17 depois das 23 horas. Naquele momento, os carros Mercedes estavam na frente, fora do alcance de qualquer um.

Os vencedores foram Hermann Lang e Fritz Riess, que, com 155,575 km/h, estabeleceram um novo recorde de velocidade média na história de Le Mans. O segundo lugar foi ocupado por Theo Helfrich e Niedermayr Helmut. Esta dupla vitória foi um sucesso, ninguém esperava, nem mesmo os organizadores que simplesmente não tinham pensado em fornecer uma fita com o hino nacional alemão.




Miniatura da Ixo Models :

Este modelo da Ixo é uma das referências de Le Mans, de facto é um modelo muito bem reproduzido e já dificil de apanhar. Não tem nenhum erro à primeira vista, tem todos os decalques no sítio e bem representados. A falha que salta à vista é aquele cinto que prende o capot, que no modelo está representado com um decalque, poderiam ter sido mais cuidadosos e colocado mesmo um pedaço para fazer relevo.
Destaco o promenor do bocal do depósito que está no vidro de trás. No geral é um modelo bem representado de um mítico vencedor de Le Mans.




Entrada : Ferraris do Ebay

Recebi hoje 3 modelos da Ferrari de Fórmula 1 para a minha colecção "Vencedores de Grandes Prémios", via ebay. De facto estou a gostar muito de efectuar compras no ebay, no princípio hesitava um pouco com algum receio das coisas correrem mal, mas agora estou muito confiante e bastante agradado com a comunidade do ebay.co.uk. Para muita gente o ebay é mesmo um paraiso de artigos novos e usados, mas para mim foi preciso viver a experiência, encontra-se muita coisa e raridades muito difíceis de apanhar a preços decentes. É preciso ter alguma sorte também, pois existe muita gente a começar os leilões a 0,99£ pois se o fizerem não pagam comissão de venda, e assim é melhor para o comprador, com alguma sorte tens pouca gente interessada e consegues óptimos negócios.

Minichamps - Ferrari 126C2 - Didier Pironi - 1982


Foi com este Ferrari que Pironi teve aquela luta fantástica no GP San Marino com Gilles Villeneuve, onde lutavam os 2 pela vitória na prova, e onde Pironi ignorou ordens da equipa e venceu a prova para grande descontentamento do Gilles. Nos treinos da prova seguinte Villeneuve acabaria por falecer e Pironi no GP da Alemanha tinha um terrível acidente onde se lesionou nas duas pernas e quase perdia a sua vida. Não acabou a época de 1982 mas conseguiu vencer mais uma corrida antes deste acidente, foi no GP da Holanda. Um modelo fantástico da Minichamps raro por ser Ferrari e dificil de apanhar por ser antigo.

Mattel - Ferrari F2002 - Rubens Barrichello - 2002


Este é o Ferrari com que Rubinho Barrichello conseguiu o vice campeonato na época de 2002, onde conseguiu 4 vitórias e resultou num ano em cheio para a Ferrari. Foi também o ano que realmente se viu que a Ferrari beneficiava Michael Schumacher para a conquista do campeonato não dando chances a Rubens, o ponto alto desta luta foi quando no GP da Áustria, Barrichello dominava a prova por completo sendo obrigado a ceder passagem a Schumacher quando o alemão liderava o campeonato à vontade. Esta miniatura da Mattel está muito bem reproduzida muito parecida com um minichamps. Bem detalhada a nível de promenores no capot motor, peca apenas o facto de não ter o patrocinio da Marlboro e as antenas no nariz serem demasiado grossas.

Mattel - Ferrari F2003-GA - Rubens Barrichello - 2003


A época de 2003 de Rubens Barrichello foi mais apagada que a de 2002, depois de falhar a tentativa de conquista do campeonato nessa época, parece que o piloto brasileiro desmotivou-se e apenas conseguiu em 2003, 2 vitórias. Acabou o campeonato na 4ª posição muito longe de Schumacher que acabava por vencer o campeonato novamente. Este modelo está também bem conseguido, o piloto está bem detalhado e peca nos mesmos aspectos do que o de 2002. No geral é uma miniatura aceitável.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Mão de Obra : Colocação Decalques "HB"

Pus mãos à obra e estive a colocar os decalques "HB" no Audi 200 da Norev do Walter Rohrl do Rally Safari 1987. O modelo vem com os desenhos da "HB" mas não vem com as letras. Como eu por acaso tenho folhas de decalques com esse patrocinio, pois fiz outros Audis da minha colecção, nomeadamente os da Minichamps que vêm sem nada, tinha os certos para fazer este modelo também.


A colocação dos decalques é um trabalho que não me importo de fazer nas minhas miniaturas, como eu não tenho muito jeito para montagem de kits e colocação de promenores pequenos, lá me vou desenrascando com este trabalho menos minucioso. A colocação dos decalques é preciso um pouco de água para descolar o decalque, um cotonete para tirar o excesso de água e um material para colocar o decalque no sitio, sem o estragar, eu costumo utilizar uma faca sem ponta para conseguir mexer o decalque.



Neste modelo em particular, não tirei nenhum decalque, foi apenas colocar os decalques com o tamanho certo por cima dos que lá estavam. Ficou um trabalho bem feito e bastante agradável de se fazer.

Aqui está o resultado final :




Entrada : 2 Modelos de F1 da MotorsportModelStore.com

Chegaram hoje 2 modelos de Fórmula 1 da loja online, Motorsport Model Store . com, uma loja que conheci no Rally de Portugal, pois o dono da Loja o Sr. Simon Hoskin estava com uma carrinha a publicitar a loja e a vender material. Dei uma vista de olhos na loja e têm modelos interessantes, novos e antigos, os preços são normais, mas o que me cativa na loja é o facto de os portes de inglaterra para portugal serem grátis, e então vejo o que me fica mais barato e compro de vez em quando. Foi o que aconteceu agora, onde adquiri estes dois modelos para a minha colecção "Vencedores de Grandes Prémios de F1".

Mattel - Ferrari F2007 - Felipe Massa - 2007


Modelo da Mattel do Ferrari F2007 de Felipe Massa, que conseguiu 3 vitórias na época de 2007, no Bahrain, em espanha e na Turquia. Este modelo da Mattel não está fabuloso, o molde não é mau, mas a nível de acabamentos e promenores deixam muito a desejar. As antenas no nariz do monolugar estão exageradamente grossas, e os promenores dos apêndices aerodinâmicos junto ao capot motor tem muito pouco detalhe.
Outro aspecto negativo do modelo é a falta do patrocinio "Marlboro", que nem sequer trás as riscas normais com que o carro andou nos grandes prémios. Para quem olha para o capacete do Massa nota-se um azul demasiado carregado que não espelha o capacete real, mas isto é porque falta a fita Marlboro branca que a Mattel não reproduziu. Contudo é um modelo que têm que se ter pois a Minichamps não reproduz Ferraris e a única opção para comprar este modelo melhorzinho é a "RedLine", mas estão fora de questão por serem muito caros.

Prodrive - Honda RA106 - Jenson Button - 2006


Modelo do Honda RA106 de Jenson Button com que conseguiu a sua primeira vitória na Fórmula 1, foi no Grande Prémio da Hungria de 2006. Andei atrás do modelo da minichamps, mas está sempre muito acima dos valores desejados no ebay, então encontrei este modelo da Prodrive que parece-me ser da Norev, apesar de não ter 100% de certeza, uma coisa sei é que não é fabricado pela minichamps, debaixo do carro não diz nada, mas minichamps não é de certeza, pois nota-se à lupa.
É um modelo limitado a 8000 unidades, eu tenho este que é o nº1133.
Qualquer das formas fiquei surpreendido pela sua qualidade, está muito bom, extremamente exacto com os detalhes, o capacete e o piloto estão muito bem representados.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Entrada : GB Modelissimo Forum Diecast

Através de um Group By no Forum-diecast.com.pt organizado pelo membro "Rodas22" adquiri na loja Modelissimo dois modelos para a minha colecção "World Rally Collection".

Norev - Audi 200 Quattro  - Walter Rohrl / Christian Geistdorfer - Rally Safari 1987

Este modelo quando o recebi fiquei algo supreendido, isto porque quando efectuei a compra na modelissimo tenho quase a certeza que adquiri o modelo do Hannu Mikkola neste rally que correu com o nº7, e também no site da Norev só me aparece esse modelo. Foi então que recebi este do Walter Rohrl do mesmo rally mas o nº2, sei que existe, pois já o tinha visto no ebay, mas pensei que fosse alteração mas parece ser mesmo um modelo da Norev, a complicação existe mesmo porque a referência é a mesma da do Mikkola, fiquei mesmo sem perceber. Bem confusões à parte, não fiquei nada chateado, isto porque este modelo também entra na minha colecção como colega de equipa do Mikkola na equipa oficial da Audi de 1987.
Parece estar muito bem reproduzido este modelo, o molde é fantástico e os promenores também me parecem ser de grande qualidade, reparei que tem uma antena muito pequena, mas depois de ver as fotos do modelo real este também tem a mesma antena, que apenas difere pela cor, sendo a do modelo preta e do carro real cinza.
Irei ter um trabalhinho extra neste modelo que passa pela colocação dos decalques "HB" que tenho aqui em casa para aplicar.
Walter Rohrl neste rally conseguiu secundar Hannu Mikkola numa dobradinha da Audi neste rally.


HPI - Toyota Celica GT-Four - Kenneth Eriksson / Peter Diekmann - Rally Volta à Córsega 1988

Que grande molde tem este celica de 1988, já tinha adquirido o celica do Kankkunen de 89 com o mesmo molde e agora foi a vez deste modelo do Kenneth Eriksson que conseguiu acabar o rally volta à córsega de 1988 no 6º lugar.
Excelentes promenores exteriores este celica de facto demonstra bem a qualidade dos modelos da HPI que são fabulosos. Tenho apenas três apontamentos negativos de promenores para este modelo, primeiro deveriam deixar de colocar aqueles pontos nos faróis frontais que são as colocações no molde, que destrocem a frente do carro. Segundo as aberturas de ar no tecto não existem, estão lá apenas dois quadrados, mas no carro real elas notam-se bem e estão sempre abertas. Terceiro são os interiores que deixam muito a desejar para um modelo deste calibre. Qualquer das maneiras não deixa de ser um modelo fora de série por causa da elevada qualidade do molde.

Schucco lança Opel Rohrl Safari 1976

Tive uma decisão para tomar quando vi este lançamento do Opel Kadett GT/E do Walter Rohrl do Rally Safari 1976, isto porque a Troféu tem anunciado à mais de 1 ano o mesmo opel mas do Rally de Monte Carlo. Como a minha colecção implica ter apenas um modelo tive que escolher entre os 2 e recaí sobre este modelo da Schucco. Primeiro porque o lançamento vai ser agora, e depois porque é um modelo do Rally Safari que eu adoro, muito devido aos extras todos que a miniatura trás, faróis suplementares, grelhas, palas enormes e este em particular pela foto até trás uma rede protectora no pára-brisas. Vou esperar anciosamente por ele pois parece estar bem conseguido. Walter Rohrl neste rally não conseguiu terminar acabando o rally num acidente numa das ligações da prova.

Entrada : Ford Escort WRC Kankkunen '97


Recebi hoje via Ebay da Suécia, este Ford Escort WRC do Juha Kankkunen do Rally da Finlândia 1997 da Vitesse.
Era uma modelo que procurava á já alguns anos e muito díficil de apanhar, de facto no ebay vai-se encontrando uns tesourinhos e com um pouco de sorte a um preço acessivél, como foi o caso deste. Aliás no ebay não nos podemos pôr com muitas aventuras pois temos sempre que adicionar o valor dos portes ao valor da miniatura para conseguirmos um bom negócio.
Excelente modelo do Escort WRC companheiro de equipa do Sainz, aliás segundo companheiro de equipa do sainz nesse ano de 1997, o Armin Schwarz começou a época mas só correu até Ácropole, depois foi substituido pelo Kankkunen que fez o resto da época. No Rally da Finlândia de 1997 conseguiu um excelente 2º lugar atrás de Tommi Makkinen.
O modelo está muito bem representado e com uma decoração das mais bonitas de todos os tempos dos rallys.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Modelo da Semana


Mercedes CLR AMG - Pedro Lamy / Bernd Schneider / Franck Lagorce
24 Horas de Le Mans 1999

O ano de 1999 tinha tudo para que Pedro Lamy pudesse entrar na história das 24 Horas de Le Mans. Piloto oficial da Mercedes-Benz, fazendo equipa com Bernd Schneider e Franck Lagorce num Mercedes CLR, Lamy tinha pela primeira vez hipótese de lutar pelo triunfo na prova.

Começou bem: nos treinos, foi 4º - e o melhor dos Mercedes. Porém, na corrida nem tudo aconteceu como previsto. E Lamy de facto entrou na história da prova, mas não pelos melhores motivos: a edição de 1999 ficou célebre pelos voos dos CLR. Logo nos treinos, Mark Webber protagonizou dois momentos de frisson, no final das Hunaudières. Felizmente, o australiano saiu ileso. O Estado-maior da Mercedes reuniu de emergência, procurando remediar o problema da instabilidade da frente do carro, que provocara o descolar do mesmo, a alta velocidade, na pequena lomba no final da recta maior do circuito.

Depois, na corrida, onde os «carros ficaram mais difíceis de guiar», de acordo com palavras de Lamy, calhou a Peter Dumbreck levantar voo, no mesmo local. O acidente, em directo na televisão para todo o Mundo, foi impressionante: o CLR levantou voo, fez três "loopings" e aterrou fora da pista, entre as árvores, de rodas para baixo. Dumbreck saiu ileso, apenas ligeiramente chocado, «como se tivesse levado um murro.» A Mercedes retirou ou dois CLR restantes, «para alívio de Lamy», que tinha já feito dois turnos.
Texto : Autosport




Miniatura da Spark :

Uma das miniaturas mais belas da minha colecção e deste tema "Portugueses em Le Mans", sem defeitos, com todos os detalhes no sítio, aliás já é custome nos modelos da Spark virem com uma qualidade impressionante. Muito bem detalhado na frente junto à grelha e na traseira na rede junto aos escapes. A spark não teve os direitos para produzir estas decorações, mas seguiu uma politica muito boa para o coleccionador, fabricando os modelos e depois oferece os decalques para aplicar, como foi o caso deste. Por acaso não fui eu que fiz o trabalho de aplicação de decalques, comprei-o assim, mas a pessoa que o fez está de parabéns pois está tudo muito bem aplicado.





É dificil apanhar este modelos pois tornou-se num dos modelos raros da Spark, e ainda por cima com os decalques aplicados é muito díficil de encontrar. Para nós portugueses se o apanharem no ebay ou noutro sítio não hesitem pois é valiosa.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Troféu lança Escort MKI de João Guerra

A troféu vai lançar agora em janeiro o Escort MKI da "Mankind" que já estava programado à cerca de 6 meses.
Gosto muito da decoração deste modelo, é raro vermos um modelo de rallys na cor preto e ainda por cima de um português. O molde da troféu do escort MKI é muito bom, os alargamentos estão bem feitos e os detalhes são do melhor, para não variar este modelo, como todos da troféu devem sair a preços elevados, portanto tenho que ser paciente e encontrá-lo mais para a frente a um preço mais aceitável. Este modelo foi conduzido por João Guerra e João Ferreira "Zé Matriculas" que não conseguiram levar o Escort até ao final do rally de portugal de 1977 acabaram por desistir na PEC26 depois de um despiste. Este modelo entra para a minha colecção de "Portugueses e Rallys em Portugal".

Entrada : Quartzos da F1 MarketPlace

Recebi hoje 3 modelos da Quartzo da loja inglesa f1marketplace, gosto bastante de adquirir modelos de F1 nesta loja pois encontra-se modelos muito raros e a bom preço. Adquiri os seguintes modelos :

Quartzo 4047 - Tyrrell 003 - Francois Cevert Winner USA GP 1971

Excelente modelo, é um dos melhores moldes da Vitesse daquele tempo, considero os outros moldes um pouco maiores do que os minichamps, e assim tenho um pouco de receio a nível de escala qual estará mais fiél. Este modelo do Tyrrell do Cevert tem um excelente molde muito parecido com os minichamps, tem algumas falhas como os promenores das barras ao longo do carro poderiam estar mais prateadas e menos plásticas, mas é um modelo muito aceitável. Este modelo entra na minha colecção "Vencedores de Grandes Prémios" devido a esta vitória do Cevert no GP dos Estados Unidos de 1971.

Quartzo 4105 - March 701 "Elf" - Jackie Stewart - Winner Spanish Grand Prix 1970

Este é o March com que Jackie Stewart conseguiu a sua única vitória da época de 1970, andou essa época com dois monolugares, um Tyrrell e este March, mas a vitória só sorriu a este. É um modelo bem conseguido díficil de apanhar, gosto muito dos promenores do tanque que ele tem na traseira. Este modelo entra na minha colecção "Vencedores de Grandes Prémios" graças a esta vitória em espanha em 1970.

Quartzo 4063 - Tyrrell 003 - Jackie Stewart Winner French GP 1972

Este é o modelo vice campeão do mundo de 1972, o Tyrrell com que Jackie Stewart conseguiu lutar pelo campeonato do mundo de pilotos com Emerson Fittipaldi, fizeram os dois uma grande época mas foi o brasileiro que levou os louros. Este modelo tem o mesmo molde do que aquele do Francois Cevert e peca nos mesmos aspectos. Muito positivo para quem acha os minichamps muito caros. Este modelo entra na minha colecção de "Vencedores de Grandes Prémios" devido às brilhantes 4 vitórias com que Stewart brindou os adeptos de Fórmula 1 nessa época de 1972.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Modelo da Semana


Volkswagen Race Touareg - Giniel de Villiers / Dirk Von Zitzewitz
Rally Argentina-Chile 2009

A Volkswagen quando venceu o Rally Dakar 2009 Argentina-Chile com o Race Touareg, fez história no Dakar.
A equipa composta pela dupla sul-africana e alemã,Giniel de Villiers e Dirk von Zitzewitz na estreia deste clássico rali no deserto da América do Sul marcou a primeira vitória de um veículo com motorização a diesel na categoria dos Carros em trinta anos de história do Dakar. Os seus colegas de equipa na VW, Mark Miller/Ralph Pitchford (USA/ZA) foram segundos completando assim uma dobradinha vitoriosa.

Miniatura da Norev

Este modelo da Norev está muito bem conseguido na minha opinião, é um modelo que em comparação com o Race Touareg evo1 feitos pela minichamps e altaya não fica nada atrás. Não tenho neste momento nenhum desses modelos para fazer uma comparação directa, mas daquilo que vejo em fotos da internet estes Norev tem tudo no sítio e não ficam nada a dever aos outros, principalmente aos Minichamps. A nível de decalques não encontrei falha nenhuma, está tudo bem representado e tudo no sítio.


Penso que o modelo não tem pontos negativos que saltem à vista, logo um excelente modelo e aconselho a sua compra. Obrigatório a quem tem uma colecção do Dakar.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Entrada : Ferrari F10 Fernando Alonso 2010

Recebi hoje via Ebay, o Ferrari F10 de Fernando Alonso da época de 2010 da Mattel. Parece-me bem conseguida apesar de ter achado a miniatura um pouco grande, aliás grande demais para caber numa caixa minichamps onde eu coloco as minhas miniaturas todas de Fórmula 1.
Estranho porque o Ferrari F60 do Raikkonen é muito parecido e encaixou na caixa como qualquer minichamps da época de 2009, a minha pergunta fica no ar até sair os modelos finais de 2010 também da minichamps, será que a mattel excedeu o tamanho do F10?
Em relação aos detalhes da miniatura está mesmo muito boa, fiquei maravilhado com a qualidade da peça, muito superior aos antigos mattel.
Esta miniatura entra na minha colecção devido às 5 vitórias de Alonso na época de 2010.

Vitesse lança Subaru de Mads Ostberg de 2010

A vitesse acabou de lançar o subaru impreza wrc preto da equipa ADAPTA AS com que Mads Otsberg e Jonas Andersson participaram no primeiro rally de 2010, o rallye da Suécia. Este modelo interessa-me apesar do molde da vitesse não ser o melhor, qualquer das formas é bastante razoável e está bem representado.
Otsberg efectuou um rally da Suécia dentro das normalidades sem grandes deslumbres acabando na 8ª posição a 9 minutos e 22 segundos do vencedor.