Mercedes Benz 300 SL - Hermnann Lang / Fritz Riess
24 Horas de Le Mans 1952
Em 1952, a Daimler-Benz AG entrou três dos recém-desenvolvidos Mercedes-Benz 300 SL coupés desportivos de competição nesta tradicional corrida de endurance. Os rivais foram apanhados de surpresa mas estavam optimistas, isto porque a Mercedes nunca antes tinha-se dado bem com Le Mans e os carros de Unterturkheim em performance eram inferiores aos carros franceses, britânicos e italianos.
No entanto, a Mercedes voltou a enfrentar a competição. Os novos carros SL tinham demonstrado velocidade e resistência, pela primeira vez na Mille Miglia no início de maio e terminou num lugar respeitável, segundo lugar nesta corrida de renome. O SL 300 chegou às manchetes novamente com a sua tripla vitória no Grand Prix de Berna.
E agora eles iam correr em Le Mans. Nos treinos, um dos carros Mercedes causou muita celeuma: um travão de ar foi montado no tejadilho, que quando elevado numa posição vertical, era extremamente eficaz na travagem de alta velocidade. No entanto, os suportes da engenhoca foram severamente abalados pelas forças geradas no processo e a Mercedes decidiu não usar o travão na corrida.
Acabou por ser uma demonstração sensacional de confiabilidade por parte da Mercedes-Benz. No sábado 14 de junho, 1952 às 16:00 horas, 58 carros de corrida de alto nível, alinhados na partida. A meio da corrida 31 carros ainda estavam em prova. A equipa do SL Karl Kling e Hans Klenk estavam entre aqueles que tiveram que abandonar, no seu caso era uma falha no alternador. Os outros dois carros SL funcionavam como um relógio, ocupando segundo e terceiro lugares. A quatro horas do final da corrida, apenas 19 carros ainda estavam em prova, este número caiu para 17 depois das 23 horas. Naquele momento, os carros Mercedes estavam na frente, fora do alcance de qualquer um.
Os vencedores foram Hermann Lang e Fritz Riess, que, com 155,575 km/h, estabeleceram um novo recorde de velocidade média na história de Le Mans. O segundo lugar foi ocupado por Theo Helfrich e Niedermayr Helmut. Esta dupla vitória foi um sucesso, ninguém esperava, nem mesmo os organizadores que simplesmente não tinham pensado em fornecer uma fita com o hino nacional alemão.
Miniatura da Ixo Models :
Este modelo da Ixo é uma das referências de Le Mans, de facto é um modelo muito bem reproduzido e já dificil de apanhar. Não tem nenhum erro à primeira vista, tem todos os decalques no sítio e bem representados. A falha que salta à vista é aquele cinto que prende o capot, que no modelo está representado com um decalque, poderiam ter sido mais cuidadosos e colocado mesmo um pedaço para fazer relevo.
Destaco o promenor do bocal do depósito que está no vidro de trás. No geral é um modelo bem representado de um mítico vencedor de Le Mans.
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