sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Modelo da Semana


McLaren Honda MP4-5 - Alain Prost - 1989

O McLaren MP4-5 foi um monolugar projectado por Neil Oatley sobre a supervisão de Steve Nichols. Era uma natural evolução do seu irmão antecessor vitorioso o MP4-4. A McLaren venceu em 1989 ambos os campeonatos, constructores e pilotos através do piloto francês Alain Prost.

1989 foi o primeiro ano onde motores naturalmente aspirados faziam a sua aparição depois de os motores turbo terem sido banidos do desporto no ano anterior. Para este objectivo a Honda criou um motor V10 de 3,5 litros desenvolvido durante metade da época de 1988. O MP4-5 foi revelado nos testes de pré-época e foi imediatamente um monolugar rápido e fiável. Desenvolvido por Alain Prost o novo monolugar parecia ser o carro a bater durante a nova época.

A McLaren conseguiu 10 vitórias durante a época, 6 pelas mãos de Ayrton Senna e 4 pelas mãos de Alain Prost. Isto numa altura que a rivalidade entre estes dois grandes campeões subia a um nível elevadíssimo fazendo o desenvolvimento do carro um processo muito rápido, muito superior a qualquer outra equipa de Fórmula 1. Apesar das 6 vitórias de Senna contra as 4 de Prost, e de normalmente o brasileiro acabar as corridas na frente do francês, problemas e acidentes determinavam que acabaria a época com menos 4 corridas, e acabava por perder o campeonato por 16 pontos. Os pontos de Senna e Prost faziam a mcLaren conquistar facilmente o seu segundo título de constructores consecutivo.

A Famosa corrida de Suzuka 1989
Foi nesta época que ficou na memória de todos os amantes de F1, a grande luta entre e Senna e Prost que chegaram à corrida de Suzuka no final da época a disputar o título de pilotos. Senna precisava de vencer e Prost apenas de controlar, pois tinha tido menos problemas durante a época. Senna vem em recuperação depois de arrancar cá de trás, até que se chega a Prost e o piloto francês fecha a porta completamente a Senna antes da curva. Dá para ver o movimento do volante do piloto francês antes da curva chegar, num movimento claramente para colocar Senna fora. Com isto eles saíram de pista, tendo Prost abandonado. Mas Senna não desistiu, com o motor desligado, os comissários deram-lhe um empurrão e lá foi ele, parou na boxe para mudar o nariz, e fez uma corrida fenomenal acabando por vencer, uma corrida à campeão. No final Senna era desclassificado por supostamente ter curtado a chicane onde embateu com o carro de Prost. Jean Pierre Ballestre presidente da FIA foi o mentor desta decisão, francês e com poucos amores pelo Senna, foi críticado por todos. Prost com esta decisão era Campeão do Mundo de Fórmula 1 de 1989.




Miniatura da Minichamps (World Champions Collection)

Esta versão do modelo do Alain Prost em que a minichamps renovou nesta colecção "World Champions Collection" pois já tinha saído este modelo da McLaren Collection, também da Minichamps, tem o piloto muito mais detalhado e com o capacete num tamanho mais proporcional ao monolugar. Em relação ao molde parece ser o mesmo mas com detalhes superiores. A nível da decoração vem sem as riscas características da Marlboro, em vez disso vem sem nada, dando a possibilidade do cliente colocar os decalques apropriados, que foi o que fiz, comprei uma folha de decalques e coloquei, ficando um monolugar com muito melhor aspecto e acima de tudo realmente bem produzido de acordo com o verdadeiro. 
Acima de tudo uma miniatura da Minichamps muito bem reproduzida dum carro que fez história na F1.




 

Sem comentários:

Enviar um comentário