sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Modelo da Semana


McLaren Mercedes MP4/10 - Nigel Mansell - 1995

À já algum tempo havia uma suspeita de uma aliança entre a McLaren e a Mercedes para começar em 1995. Fazia todo o sentido, depois de todos os sucessos alcançados nos carros de turismo e na Indycar, a empresa de estugarda finalmente aceita o desafio da Fórmula 1. Dois anos de aprendizagem foi o que bastou com a equipa suiça Sauber e com o disfarçado nome Ilmor, agora era tempo de encontrar um parceiro de sucesso. E a McLaren International estava desesperada à procura de uma saída para o insucesso alcançado depois da saída de Ayrton Senna da equipa. O denominador comum entre as duas partes era a ambição, conduzida por um passado glorioso.
A imprensa concentrava-se na questão que ainda faltava, para formar a dupla de pilotos da McLaren-Mercedes, pois Hakkinen tinha contracto e faltava o companheiro de equipa. Patrocinador Marlboro insistia em contractar a estrela do momento Michael Schumacher, e Nigel Mansell tinha uma certa quimica negativa com Ron Dennis. Mas Mansell chegou mesmo a ser contractado. Tudo começou com o inglês a não caber no cokpit do MP4-10, sendo mais forte que Hakkinen. A McLaren teve que refazer o cokpit em apenas 33 dias para Mansell se poder sentar à vontade. Mesmo assim Mansell teve que ficar de fora nas primeiras duas corridas da época, Brasil e Argentina. Em Imola faz a estreia com o MP4-10, mas depois de muitos problemas acaba o GP de San Marino na 10ª posição, segue-se Barcelona onde não consegue acabar depois de um despiste. Mansell a seguir deita a toalha ao chão não conduzindo mais para a McLaren nessa época, sendo substituído por Mark Blundell. Os Jornais Britânicos não poupam Mansell "From Hero to Zero".



Miniatura da Minichamps (McLaren Collection Nr11)

Modelo da Minichamps deste MP4/10 com que Nigel Mansell fez dois grandes prémios em 1995. Para mim um dos McLaren's mais bonitos de sempre, era pouco competitivo, não conseguiu vencer nenhuma corrida, mas o design de bico de tubarão era inovador e bem estruturado pela McLaren. A Minichamps para não variar fez um óptimo trabalho neste molde, está muito bom, bem acima da média, falham apenas promenores como a grossura dos espelhos e a falta de detalhe na traseira, mas são apenas promenores para um modelo que já tem mais de 15 anos. A ausência do patrocinador "Marlboro" já é normal, sendo substituído pelas letras McLaren, igual à decoração que a equipa utilizou em Magny-Cours e em Silverstone onde é proíbida a publicidade ao tabaco. Apenas uma referência para a dificuldade que é arranjar estes primeiros modelos da McLaren Collection, muito dificeis mesmo no ebay, e estão muito bem cotados por essa razão.





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