Colecção : World Rally Collection - Ano : 1972
Alpine Renault A110 1600s - Jean Luc Thérier / Claude Roure
Rally de Monte Carlo 1972
Piloto 1 : Equipa Alpine Renault
Concebido a pensar na competição e nos condutores que gostam da condução desportiva, sem quaisquer concessões ao conforto, o Alpine A110 tem, realmente mais do que promete. É uma verdadeira bomba : a sua condução e a sua potência ultrapassam tudo o que podemos imaginar e, por cada quilómetro percorrido, o coração deixa-se dominar pelo êxtase. Foi assim que uma revista de automóveis francesa saudou o aparecimento deste pequeno grande dominador das estradas. O Alpine A110 estava destinado a superar os êxitos obtidos pelo renault gordini em meados da década de 1960.
Em 1970 entrou em competição o Alpine-Renault A110 1600s. Só à duas temporadas é que se disputava oficiosamente o campeonato do mundo de rallyes (WRC). O primeiro campeonato oficial só foi organizado em 1973 e apenas para marcas (o de pilotos só se tornou oficial em 1979). Na temporada de 1972, no entanto a única vitória de destaque do alpine foi a de Andruet na córsega, ficando o título mundial na posse da Lancia. Em Monte Carlo 1972, a armada Alpine estava disposta a repetir o triunfo do ano anterior. Para tal contava com um A110 melhorado e com um novo motor de 1600cc, e para conduzir os Alpine a marca contava com os experientes franceses, Jean Pierre Nicolas, Jean Luc Thérier, Bernard Darniche, Jean Claude Andruet, e o Sueco Ove Andersson. Jean Luc Thérier ostentava o nº 1 nas portas e carregava o peso de liderar a grande armada Alpine, mas o rallye acabou prematoramente devido a um despiste. Mas o rallye em geral para a marca francesa foi um fiasco. Os Alpine abandonaram um atrás do outro, deixando o triunfo à Lancia e a Sandro Munari.
Miniatura da Troféu :
Modelo da troféu deste Alpine-Renault A110 com que Jean Luc Thérier participou no rally de monte carlo 1972. Modelo com alguns erros de detalhe, primeiro não tem o centro das jantes azul, mas têm desculpa pois pode ter corrido assim noutras classificativas, mas na miniatura no guarda-lamas tem um decalque da "ferodo" que nas fotos do carro real não aparece, e também o nome do Co-piloto está só "ROURE" em vez de "C. ROURE". Apesar destas falhas, o molde do Alpine da troféu é fabuloso e muito fiel ao carro real. Um bom trabalho da nossa troféu, pena mesmo falharem nestes detalhes dos decalques.
Sem comentários:
Enviar um comentário