Jordan Toyota EJ15B - Tiago Monteiro - 2005
Foi no Grande Prémio dos Estados Unidos de 2005 que portugal ficou na história da Fórmula 1, pois Tiago Monteiro conseguiu colocar pela primeiva vez a bandeira nacional num pódio da disciplina máxima do desporto automóvel. Numa das mais insólitas provas de sempre da F1, Monteiro entrava para a história da competição, ao tornar-se no primeiro português a subir ao pódio, concluindo o GP dos EUA, disputado em Indianapolis, na 3ª posição logo após os ferraris de Michael Schumacher e Rubens Barrichello.
A “história” conta-se em relativamente poucas palavras: a Michelin cometeu um tremendo erro de concepção de pneus para esta prova, sendo demasiado “optimista” em relação ao efeito que uma curva em “relevé”, feita a fundo (precedendo a recta da meta) poderia ter sobre a resistência dos pneumáticos.
Nos treinos de sábado, o pneu do carro do alemão Ralf Schumacher cedeu, provocando um acidente de grande impacto, felizmente sem consequências graves para o piloto.
No dia da corrida, a Michelin, depois das análises efectuadas, concluia que os pneus que tinha preparado para a prova não resistiriam mais de 10 voltas e, por medida de segurança – não tendo sido aprovada pela FIA a substituição de pneus, que seria contrária ao regulamento – recomendou que as equipas que fornece não participassem na prova.
A Michelin, depois do erro cometido, tentou impor uma posição de força e “perdeu”; a FIA não cedeu; a Ferrari não concedeu a introdução de uma “chicane” que reduzisse a velocidade na referida curva… e os 14 carros equipados com Michelin, depois da volta de apresentação, dirigiram-se de imediato para as “boxes”, desistindo da prova.
Portanto, na grelha de partida, apenas os 6 pilotos cujos carros eram equipados com pneus Bridgestone: os das equipas Ferrari, Jordan e Minardi.
Tiago Monteiro teve o mérito de aproveitar na plenitude esta grande oportunidade; fazendo uma prova perfeita, cedo se afastou do seu companheiro de equipa, enquanto que os Minardi ficavam, como habitualmente, “para trás”. Completava assim a 9ª prova consecutiva da sua carreira na Fórmula 1, continuando a alargar o “record” que ainda lhe pertencia, de ser o piloto que mais provas consecutivas terminou.
texto: memóriavirtual.net
Miniatura da Minichamps :
Este modelo que tenho do Tiago Monteiro é a edição relactiva ao ano de 2005, apesar de existir uma edição limitada deste mesmo monolugar do GP USA 2005, pouca diferença há entre os 2, daí eu ter ficado com este que relata a excelente época que o Tiago fez durante o seu ano de estreia. Em relação ao modelo para não variar a Minichamps fez um trabalho soberbo, pois nesta altura é raro evidenciar um erro num modelo da Minichamps de F1, os decalques estão todos no sítio, o capacete está bem feito e com a decoração a condizer, apenas faltando a ausência da publicidade ao tabaco "Benson & Hedges" que foi substituída pelas letras do primeiro nome do piloto, mas aliás nesse ano o carro competiu praticamente sempre com esta decoração pois a lei de proibição ao tabaco já estava bem rigorosa em vários países. Um modelo exemplar, histórico para todos os portugueses, de um carro e piloto que escreveram uma página dourada no livro da Fórmula 1 para portugal.
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