sexta-feira, 11 de março de 2011

Modelo da Semana

Colecção : Portugueses em Le Mans

Peugeot 908 HDi FAP - Pedro Lamy / Stéphane Sarrazin / Alex Wurz
24 Horas de Le Mans 2008


Não há piloto português com palmarés desportivo mais rico que o de Pedro Lamy. Com um talento que despontou desde tenra idade, começou a dar cartas logo que entrou para as corridas de automóveis, onde ainda hoje é um dos mais conceituados pilotos a nível internacional.
Em 2008, Pedro Lamy terminou as 24 Horas de Le Mans no quinto posto, numa corrida ganha pelo Audi do dinamarquês Tom Kristensen, do britânico Allan McNish e do italiano Rinaldo Capelo.A equipa do piloto português, que largou da pole-position desta 76.ª edição e comandou as primeiras 2h30m de prova, passou por diversos problemas mecânicos ao longo da prova, acabando por cumprir menos 13 voltas do que as 381 do conjunto alemão.
A Peugeot acabou por completar os outros dois lugares do pódio, com o segundo posto a ser conquistado pelo 908 HDi-FAP n.º 7 (M. Gene, N. Minassian e J. Villeneuve) e o terceiro pelo carro n.º 9, pilotado pelo francês Franck Montagny, o austríaco Christian Klien e o brasileiro Ricardo Zonta.As primeiras duas horas de corrida foram de domínio francês, com os três leões diesel a ganharem vantagem sobre os rivais alemães. Mas tal como é frequente nas corridas de resistência, nem tudo o que parece é, e logo quando Alexander Wurz pegou no carro, encontrou dificuldades em engrenar a primeira velocidade. O problema foi resolvido mas a equipa caiu para o 31.º posto:
"Tendo em conta o andamento imprimido nas primeiras duas horas de corrida, ainda acreditámos ser possível lutar pela vitória aqui em Le Mans. Quando passei o carro ao Sarrazin estávamos na primeira posição, já com uma vantagem confortável para os segundos classificados, o mesmo aconteceu quando o Sarrazin passou o carro ao Wurz, mas ai começaram os problemas... Primeiro foi uma peça da caixa de velocidades que nos obrigou a permanecer muito tempo nas boxes, perdendo seis voltas para o primeiro", explicou Pedro Lamy, algo decepcionado com os problemas encontrados nestas 24 Horas de Le Mans. À passagem da oitava hora de prova, os sinais de recuperação eram evidentes e o 908 HDi FAP n.º 8 já rodava no sexto posto, a somente cinco voltas do líder, na altura o Peugeot de Marc Gene. Mas três horas depois, nova infelicidade para a equipa de Lamy. Um problema eléctrico travou a progressão na tabela e obrigou a nova paragem nas boxes: "De madrugada, voltámos a ter um problema no carro, desta feita eléctrico, onde tivemos que mudar a bateria do carro e perdemos mais 3 voltas". Quando o carro regressou à pista ocupava a nona posição. Daí até ao final foi uma recuperação notável para acabarem na quinta posição final.
Texto: Autosport



Modelo da Spark :

Modelo de Resina da Spark e um grande molde para não variar deste constructor. A spark tem nos habituado com lançamentos atempados e perfeitos dos modelos que correram em Le Mans tanto modernos como clássicos, pena é que a Spark tenha inflaccionado os seus preços ao ponto de serem mais caros que os Minichamps, pois a Spark quando começou a lançar modelos para o mercado eram acessiveis e até mais baratos que os Minichamps. Falando do que interessa, que é a qualidade deste 908, com que o Pedro Lamy competiu nas 24 Horas de Le Mans de 2008, está de facto uma miniatura fabulosa sem nada a apontar com todas as antenas no sitio certo e com a expessura adequada, a pintura mostra o preto baço que a Peugeot utilizou e as jantes e os discos estão muito bem detalhados. Aí está uma miniatura interessante para nós portugueses e um trabalho fantástico da Spark.



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