sexta-feira, 25 de março de 2011

Modelo da Semana

Colecção : Vencedores do Dakar

Peugeot 205 T16 Grand Raid - Juha Kankkunen / Juha Pironen
Rallye Paris-Alger-Dakar 1988

Paris - Alger - Dakar
França, Argélia, Niger, Mali, Mauritânia e Senegal
Total : 14000 Kilómetros

Todos os recordes foram batidos na edição de 1988 do rally Dakar, era o ano que o número de participantes ultrapassava os 600, um óptimo sinal para o rally que estava completando 10 anos. O primeiro recorde seria também infelizmente o número de desistências da prova. Devido ao terrível acidente com o protótipo DAF, cujo navegador alemão Van Loevezijn morreu, Jan de Rooy retirou a sua equipa da prova. Ainda mais, que aproxidamente 100 participantes abandonaram a competição antes da etapa de El Oued, que era particularmente árdua. Ari Vatanen teve o seu Peugeot 405 T16, roubado. Até hoje essa história protagonizada por Vatanen ainda gera versões diferentes. A dupla Kankkunen/Pironen venceu nos carros com um Peugeot 205 e Edi Orioli foi o vencedor entre as motos com uma Honda. Os checos Loprais/Stachura/Muck, de Tatra, levaram o título nos camiões. Apesar de tudo a Peugeot ainda tentou dar a vitória a Ari Vatanen que dominou o rally claramente antes do episódio insólito, e Kankkunen sabia que era o seu compatriota o justo vencedor da prova, mas a organização foi obrigada a desclassificar Vatanen e Kankkunen seria o grande vencedor do rally.



Modelo da Norev/De Agostini:

Modelo fabricado pela Norev o grande fabricante frnacês de modelos de colecção à escala, que efectuou um acordo para o fabrico de certos exemplares do rally dakar que sairam numa colecção de fascículos italiana e francesa. Neste caso este 205 T16 de 1988 saiu na colecção francesa "La Légend du Dakar", excelente molde que a Norev fabricou e excelentes detalhes, para um modelo de fasciculos. Não encontrei falha em decalques, nem erros de maior na decoração, e como disse que gosto bastante do molde pois parece muito fiél ao carro real, trata-se de um excelente modelo. Apenas a referência para o pneu suplente no tejadilho que não encontrei nas fotos do carro real, poderá ser erro.



Sem comentários:

Enviar um comentário