Colecção : Vencedores das 24 Horas de Le Mans
Matra Simca MS670B - Gerard Larrousse / Henri Pescarolo
24 Horas de Le Mans 1973
As 24 Horas de Le Mans 1973 foi a 41ª edição da prova mítica francesa, e decorreu nos dias 9 e 10 de junho. Na altura a contar para o campeonato do mundo de sport prótotipos era a oitava prova do campeonato.
A Matra competia contra a Ferrari para o título de campeões do mundo de marcas, e a Ferrari vinha para Le Mans sabendo que a prova francesa poderia decidir o triunfo.O ínicio do campeonato mostrava que o Matra 670 tinha uma melhor estabilidade em curva mas os Ferrari mostravam-se mais fiáveis.
Os Matras tinham sido actualizados para a versão "B" que consistia essencialmente na largura dos spoilers da carroçaria. O maior defeito do 670 em 1972 tinha sido a caixa de velocidades ZF (Caixa também utilizada nos GT40 MK1 e nos tomaso pantera). No final da corrida de 1972 onde os matras venceram, a caixa tinha sinais de desgaste extensivo que mostravam claramente que não teriam acabado a prova se tivessem uma oposição mais forte. Sendo assim foram adaptadas caixas de velocidades Porsche "Type 1983" especialmente feitas para o Matra 670B.
Para Le Mans a Ferrari preparava uma carroçaria com um "Longtail" original para o 312PB. John Wyer participava com 2 Mirage M6 com motores Cosworth. Nas corridas de 1000 kms os M6's provaram que eram muito competitivos perdendo por muito pouco para os Ferrari e Matras. A Alfa Romeo tinha problemas sociais vindos de Itália, e apenas participava com a Brescia Corse com um carro privado equipado com um motor V8. Um Sigma equipado com um motor Mazda estava no ínicio de Le Mans e representava o primeiro carro Japonês a qualificar-se para Le Mans.
Na corrida, a Ferrari alinhava com Arturo Merzario e Carlos Pace no 312PB, tinham uma missão parecida com a Lebre, a de fugir aos adversários o mais rápido possível. Enquanto a Matra seguia a sua estratégia e deixava a Ferrari se distanciar. Todos os Matras corriam com uma estratégia semelhante e muito constante, enquanto os Ferrari optavam por diferenciar as estratégias. Carlos Reutemann e Tim Schenken corriam com a Matra, Jacky Ickx e Brian Redman corriam com os lentos carros de 3 litros, os Lolas e a equipa privada da Alfa Romeo. A 4 horas do final o Matra de Henri Pescarolo e Gerard Larrousse assumiam a liderança para vencer a prova ficando com uma vantagem de 6 voltas para o Ferrari de Merzario e Pace.
Miniatura da Minichamps:
Modelo da Minichamps deste Matra 670B que aparentemente não tinha erros, mas depois de analisar exaustivamente, reconheço que para um minichamps tem erros de promenor demasiado evidentes para um modelo da marca alemã. Para começar nos aspectos positivos, destaco o promenor das jantes e dos faróis que mostram um detalhe fantástico muito acima dos ixos iguais. Em relação aos defeitos que encontrei, primeiro deixo aqui no ar a situação dos números laterais serem cinzentos, pois em algumas fotos que tenho parece-me que estão um pouco mais brancos o que demonstra que o facto de estarem cinzentos sejam só sujidade logo a minichamps teria que fazer os circulos brancos como o frontal, se a minha teoria estiver certa pois não encontrei muitas fotos. Notei também que falta o vidro na frente do habitáculo do piloto, o espelho esquerdo está mais alto que o carro real, e a asa traseira deveria ter uma divisória central pequena, e não tem. São promenores que a minichamps não pode falhar numa miniatura deste calibre.
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