domingo, 12 de junho de 2011

Entrada : Ixo's

Ford Focus WRC - Henning Solberg / Cato Menkerud
Rally da Noruega 2009


Ford Focus WRC de Henning Solberg de 2009, carro laranja típico do piloto norueguês e com uma decoração idêntica à de 2008. Este é o 2º piloto semi-oficial da Ford, ou seja da Stobart Racing e que participou no mundial de rallys na sua totalidade. No rally da noruega, rally em que o mais velho dos irmãos Solberg corria em casa, conseguiu um excelente andamento conseguindo um brilhante 4º lugar final, chegando mesmo a vencer especiais, coisa que normalmente Henning não consegue.
Modelo da Ixo do Ford Focus, um molde razoável, não está soberbo e nota-se que não está a 100%, pena não haver de momento outra opção no mercado para podermos comparar. A minichamps tarda em lançar este modelo, talvez quando isso acontecer já seja tarde. Qualquer das maneiras é um excelente modelo que salta à vista devido à sua decoração.

Opel Astra GSI - Freddy Loix / Sven Smeets
Rally Volta à Córsega 1995


Depois da excelente época de 1993 com Bruno Thiry onde conseguiu o campeonato do mundo de Fórmula 2, e de lançar a carreira de Thiry para altos voos internacionais, a Opel Team Belgium participava em 1995, mas desta feita com Freddy Loix, mais conhecido na altura por "Fast Freddy" onde os belgas depositavam grandes esperanças. Freddy viria a ser um excelente piloto profissional, nunca campeão do mundo, nem sequer tendo vencido nenhum rally do mundial, mas a sua rapidez era reconhecida. Em 1995 participava no rally volta à córsega onde conseguia um excelente andamento mas insuficiente para bater os Renault e Peugeot's oficiais, acabando o rally na 14ª posição da geral e 5º dos fórmulas 2.
Em relação à miniatura, aprendi no blog através do user "manta", um apaixonado pelos modelos da Opel, que a Ixo falhou completamente na produção deste modelo. Isto porque este carro com que o Freddy Loix participou na córsega em 1995 é o Opel Astra F GSI que tem pára-choques frontal e traseiros diferentes e grelha frontal diferente, logo não compativeis com a versão normal do GSI. Um erro grave que a Ixo poderia ter evitado. Em relação aos decalques parecem estar todos no sítio, e os detalhes também estão bons.


Fiat Punto S2000 - Bernardo Sousa / Jorge Carvalho
Rally da Grã Bretanha 2009


Este é o Fiat Punto S2000 com que Bernardo Sousa participou no Rally da Grã Bretanha de 2009, finalizando a sua segunda época no mundial de rallys na categoria de produção. Ano que não correu de feição ao piloto madeirense que teve muitos problemas com o Punto que nunca se mostrou num carro fácil de afinar e conduzir. Acabou o rally da Grã Bretanha na 15ª posição da geral e 4º da produção.
O molde do punto da Ixo é muito bom, está bem produzido não havendo muitas diferenças de maior para o carro real. Em relação à decoração está tudo no sítio e os detalhes também estão acima da média. Apenas acho que poderiam ter colocado jantes com um perfil mais pequeno para relatar o facto de ser um rally de terra, pois as jantes que colocaram parecem de asfalto.


Skoda Fabia WRC - Mattias Ekstrom / Stefan Bergman
Rally da Suécia 2006


Mattias Ekstrom, piloto do DTM, na altura em 2006, também teve uma breve incurssão no mundial de rallys. A Red Bull ficava com os skodas semi-oficiais da marca checa e formava uma equipa satelite para competir num campeonato do mundo de rallys de 2006 despido de equipas oficiais. O piloto principal seria Gilles Panizzi e o segundo piloto rodava por alguns pilotos consoante os rallys. Na Suécia cabia ao piloto da Audi e do DTM, Mattias Ekstrom participar no seu rally caseiro. Infelizmente viria a desistir depois de uma saída de estrada na 14ª especial.
Em relação à miniatura, nada a apontar, excelente molde da Ixo deste fabia WRC e com as cores da red bull fica mesmo a matar. Excelente promenor das jantes serem de neve como é normal na suécia.


Peugeot 207 S2000 - Luca Rosetti / Matteo Chiarcossi
Rally de Portugal 2008


Aí esta um modelo que faz parte da colecção de rallys mais prestigiada de portugal, que são os vencedores do rally de Portugal. Edição 2008 a contar para o Intercontinental Rally Challenge da Eurosport, dominada por este piloto italiano da Peugeot Itália, piloto que até então tinha uma época muito limitada a nível de participações, mas que até ao rally de portugal tinha vencido todas as provas do IRC onde tinha participado. Este é um piloto que me agrada pessoalmente, pois é um piloto muito constante, não um matador, mas um piloto conservador e ataca quando tem de atacar não estragando muito o carro nem as mecânicas, foi assim que venceu o Rally de Portugal, um andamento sempre forte mas principalemente sem cometer erros.
Modelo da Ixo do Peugeot 207 S2000, não está famoso, tem algumas falhas nos alargamentos laterais em comparãção com o carro real. De notar mais uma vez o perfil das jantes e pneus, nada adequado a um rally de terra, mas de resto sem falhar como é normal parece ter todos os detalhes e decalques nos sitos certos.

Sem comentários:

Enviar um comentário